Começou no Rio de Janeiro o encontro do Y20, Grupo de Engajamento de Juventude do G20 que define as pautas que vão para o encontro de líderes mundiais do G20, em novembro. O Youth20 começou na segunda-feira (12) e tem reuniões previstas até a sexta-feira (16) e vai finalizar com um documento oficial com as pautas para a Cúpula de Líderes.
Presidente do Y20, Marcus Barão explicou que o grupo reúne lideranças jovens das maiores economias do planeta, sendo assim, 85% da economia mundial. “São dois terços da população mundial. E aquilo que se discute no G20 certamente influencia a vida das pessoas no mundo inteiro”, disse.
Em 12 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Juventude, portanto, um marco para o início das reuniões. A liderança do Y20 este ano é do Brasil, que coordena as atividades com 200 representantes internacionais.
Y20
Como parte da presidência do Brasil no G20, os temas prioritários do grupo são o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; e uma possível reforma do sistema de governança global.
O Y20 é um dos 13 grupos de engajamento do G20, e existe desde 2010. A reunião de levantamento de pautas coloca os jovens como protagonistas das questões globais da juventude dentro das decisões do G20.
A liderança do Brasil na reunião quer levantar, além dos temas prioritários, a inclusão, a diversidade, a inovação e o futuro do mundo do trabalho.
*Com Agência Brasil
Leia mais: