O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano à presidência, Donald Trump, sugeriu a extinção do Departamento de Educação dos EUA, semelhante ao Ministério da Educação no Brasil, e a transferência das políticas educacionais para os governos estaduais, caso seja eleito.
A proposta foi anunciada durante uma entrevista com Elon Musk, proprietário da plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), na segunda-feira (12). “Se você devolver a educação para os 50”, disse Trump, referindo-se aos 50 Estados, “alguns não vão se sair bem. Mas eles serão forçados a melhorar, porque a situação ficará bem complicada”.
A campanha da vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, respondeu criticamente à proposta de Trump, destacando suas declarações nas redes sociais e expressando oposição à ideia de fechar o Departamento de Educação.
Além disso, a campanha associou a proposta de Trump ao Projeto 2025, um plano conservador promovido pelo ex-presidente.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia também: