Mesmo com as duas finalizações de Willian que pararam na trave de Ter Stegen no primeiro tempo, o Barcelona conseguiu controlar a posse de bola durante toda a partida. O brasileiro, inclusive, foi o autor do gol que abriu o placar no Stamford Bridge e o melhor jogador da primeira etapa. O resultado, no entanto, foi melhor para o espanhóis que decidem a vaga em casa. Por outro lado, quem já está com a situação praticamente definida é o Bayern de Munich que goleou o Besiktas por 5 a 0 e leva uma ampla vantagem para o jogo de volta na Turquia em março.

Brasileiro Willian foi o autor do gol do Chelsea no empate com o Barcelona (Foto: Divulgação)

Chelsea 1×1 Barcelona

Apesar de ter terminado a primeira etapa com apenas 30% da posse de bola, o Chelsea foi quem mais assustou o gol adversário nos primeiros 45 minutos. Trocando passes, principalmente na intermediária, o Barcelona viu os Blues acertarem a trave duas vezes com o brasileiro Willian, uma aos 32 minutos e outra aos 40. A grande oportunidade do time espanhol no primeiro tempo foi em cabeçada de Paulinho que completou cruzamento de Messi logo aos 15 minutos, mas a finalização passou à direita de Courtois.

Na segunda etapa, pouca mudança no cenário inicial do jogo. O Barcelona seguiu com vantagem na posse de bola, mas agora, oferecendo um pouco mais de perigo ao goleiro Coutois. O belga fez linda defesa em chute de Luís Suárez aos sete minutos. Sem conseguir sair do campo de defesa nos primeiros minutos do segundo tempo, o Chelsea evitava as jogadas de Messi e esperava um contra-ataque. Aos 16, porém, o time inglês contou com um belo chute de fora da área do brasileiro Willian para abrir o placar no Stamford Bridge.

Em desvantagem no placar, o Barcelona avançou sua linha de passe em busca do gol de empate. Aos 29 minutos, após errro da zaga do Chelsea, Iniesta roubou a bola e tocou para Messi balançar a rede de Courtois. Com o resultado, o time comandado por Ernesto Valverde precisará de um empate sem gols para avançar às quartas-de-final; quem vencer, se classifica. A partida de volta será no dia 14 de março, no Camp Nou.

bayern goleia besiktas liga dos campeoesBayern de Munich goleia e encaminha classificação (Foto: Divulgação)

Bayern de Munich 5×0 Besiktas

Grande favorito da tarde desta terça-feira (20), o Bayern de Munich se aproveitou da expulsão de Vida aos 16 minutos de jogo para controlar as ações da partida. O time alemão pressionou com Boateng, Hummels e Lewandowski mas não conseguiu passar pelo goleiro Fabri. Com um a menos, o Besiktas foi valente e ainda assustou a defesa turca com Vagner Love, Talisca e Quaresma. Porém, aos 43 minutos, Alaba ajeita para Muller abrir o placar na Allianz Arena.

Se na primeira etapa o Besiktas conseguiu suportar a pressão do Bayern, no segundo tempo o panorama foi diferente. Logo aos cinco minutos, Lewandowski mandou a bolana trave. Aos sete, Coman ampliou o marcador. 13 minutos depois, Thomas Muller aproveitou cruzamento de Kimmich e fez o terceiro dos alemães. Tranquilo no placar, o time de Jupp Heynckes passou a trocar passes e controlar a partida. Contudo, aos 33 minutos, Lewandowski aproveitou seu faro de gol para balança a rede adversária duas vezes, anotando o quarto e o quinto gol alemão.

Com o placar elástico, o Bayern de Munich viaja para a Turquia no próximo dia 14 para garantir sua classificação para a próxima fase. Se quiser chegar às quartas-de-final, o Besiktas terá que devolver o placar para levar para os pênaltis ou ganhar por seis gols de diferença para se classificar automaticamente.  Qualquer outro resultado garante a vaga do time alemão.