Quando ficou decidido que Pequim seria a sede dos Jogos Olimpicos de 2008, a China decidiu que seus atletas bateriam recordes na conquista de medalhas. Investiu em estrutura, investiu na garotada para que esses se desenvolvessem e tivessem as condições necessárias pra atingir seus objetivos. Dito e feito. A China arrebentou naqueles jogos.

 Quando o Rio foi escolhido para os jogos de 16, muitos acreditavam que a Cidade Maravilhosa pudesse fazer o mesmo que a cidade chinesa fez. Ledo engano.

 No Brasil é muito dificil algo que envolve governo dar certo. A burocracia, a incompetencia e a corrupção sempre prevalecem e não se atinge o objetivo. No Rio não foi diferente. Atletas chegando para o evento e pedreiro e eletricista trabalhando pra entregar a chave para os competidores. Agua na Baia de Guanabara poluida, encanção não funcionando etc.

 Não se investiu nos atletas dando a eles as condições necessarias para se desenvolverem, não se investiu em tecnologia e o resultado em termos de conquista de medalhas é pifio. Se ficarmos entre os dez já será motivo de comemoração, uma vergonha. A gente podia tentar importar o Bolt e o Phelps.