(Foto: Reprodução / Internet)

A Saneago publicou o edital para a licitação do Linhão Central – Trecho A, na Vila Oliveira, em Goiânia. A abertura da licitação está prevista para 05 de setembro. Em entrevista à Sagres 730, o diretor de Expansão da Saneago, Ricardo Correia, explicou que o Linhão Central é um conjunto de adutoras, reservatórios e redes que sai do reservatório Serrinha e vai até o reservatório do Vila Oliveira, em Aparecida de Goiânia.

O Linhão Central vai passar pela região do Veiga Jardim e desviar no setor Morada dos Pássaros, será aproximadamente 13 quilômetros de adutoras passando na malha urbana de Goiânia e Aparecida.

“A missão principal é transportar água da barragem do João Leite e da Estação de Tratamento de Água Mauro Borges, até a região sul de Aparecida de Goiânia, passando por Goiânia também e fazendo distribuição nesses trechos”, contou.

O diretor revelou que Aparecida de Goiânia tem 78% de atendimento de água, um índice abaixo da média nacional, que é de 90%. Uma das consequências do baixo atendimento, é a crise hídrica. “A obra já deveria ser concluída, por decorrência de fatores externos a Saneago, agora que estamos conseguindo licitar”.

Questionado sobre esses fatores, o diretor disse que a Operação Decantação reteve todos recursos da Saneago, além disto, questões técnicas. “Uma discussão de ordem técnica sobre a precificação, o valor dos transportes dos volumes de terra escavados”, explicou. “Estava em discussão no âmbito do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, enquanto não se tinha estabelecido o valor adequado nós não podíamos lançar a licitação”.