A Literatura produzida na região norte do Brasil é o enfoque do oitavo episódio do programa Literando. No programa inédito que estreia nesta quarta-feira (26), na Sagres TV e no canal oficial do Youtube do Sistema Sagres. Nesse sentido, a região composta por sete estados é expressa por meio de grandes escritores e escritoras, homenageados ao longo do episódio.

Dessa vez, os convidados são editores, escritores e pesquisadores da Literatura Amazônica, convidados a refletir sobre a construção e impacto das obras de autores como Milton Hatoum (Amazonas), Benedito Nunes (Pará) e Dalcídio Jurandir (Pará).

Literatura Amazônica

De acordo com a pesquisadora Maria Fátima de Nascimento, uma das convidadas do episódio e professora na Universidade Federal do Pará (UFPA), a nomenclatura mais utilizada para se referir à produção literária da região é o conceito de “Literatura Amazônica”. Segundo ela, a região é composta por autores que, embora excelentes em qualidade técnica, não alcançaram o mesmo status de autores de outras regiões.

O apagamento da região, nesse sentido, aparece nas falas de todos os convidados do episódio que estreia nessa quarta-feira, às 20h30, na Sagres TV (canal 26.1). De acordo com a pesquisadora, é preciso esforços políticos e sociais para a valorização de narrativas nortistas.

Banzeiro Okotó

No quadro “De leitor para leitor”, o livro em destaque é o título “Banzeiro Òkòtó”, publicado pela jornalista Eliane Brum. Nele, a autora apresenta um mergulho na realidade de comunidades amazônicas e apresenta os perigos da devastação na região.

“Este livro é sobre a monumental resistência ao longo de mais de cinco séculos dos povos originários da floresta – e que também originaram a floresta, na medida em que plantaram parte dela – e dos povos que se converteram em floresta, como os negros que se rebelaram contra a escravidão”, define a autora.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais