A logística reversa é cada vez mais cobrada das fabricantes de veículos. Um dos principais motivos é o aumento da produção dos carros elétricos, que deve subir 500% até 2030, segundo estimativa da Unctad, agência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento. Assim, a Nissan, fabricante japonesa, já transforma baterias usadas de carros em baterias portáteis.

O modelo Nissan Leaf é o veículo elétrico mais vendido no Brasil. A bateria do modelo é a que a marca japonesa utiliza  na transformação das baterias. Então, o reaproveitamento ocorre por meio da logística reversa, através do powerbank, uma espécie de banco de armazenamento de energia já comum para celulares.

Economia e sustentabilidade

As baterias desenvolvidas pela fabricante de automóveis prolonga a vida útil dos carros em até 12 anos. Para produzir uma bateria para um carro, as fabricantes utilizam matérias-primas como o lítio, portanto, um recurso caro que pode ser reutilizado. Segundo a empresa, a bateria do modelo usado para a transformação tem 48 módulos de bateria de íons de lítio. Com a reutilização, a empresa deixa de extrair novas matérias-primas e então contribui com a sustentabilidade.

A capacidade da nova bateria é de 633 Wh e três anos de garantia. A fabricante vende o novo produto no Japão. No entanto, a bateria não é para veículo elétrico, mas para aparelhos telefônicos, geladeiras e fogões portáteis. No caso do Japão, entre os objetivos da empresa está a possibilidade das baterias portáteis manterem o uso de energia em casos de desastres.

*Com informações do portal CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura e o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

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