(Foto: Dilvulgação / Prefeitura de Goiânia)

Cerca de 11 mil proprietários de lotes em Goiânia foram notificados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) devido ao mato alto e a falta de manutenção nas propriedades. O gerente de fiscalização ambiental da Amma, Diego Moura, explicou à reportagem da Sagres, que a população tem papel importante na identificação dos locais que carecem de maior atenção.

“Foram 11 mil notificações, algumas foram atendidas outras não, então estamos envolvidos nessa força-tarefa, espalhamos os nossos fiscais em diversos pontos da Capital, a fim de que essas denúncias sejam atendidas com maior rapidez”, afirmou. “O melhor agente fiscalizador é o próprio morador que convive naquela rua, por isso é de extrema importância que a comunidade entre em contato denunciando o lote que tem na rua para que a fiscalização chegue de forma mais rápida”.

De acordo com o gerente de fiscalização da Amma, a responsabilidade da limpeza do lote é do proprietário, quando este não cumpre entra o trabalho da fiscalização. As notificações, inclusive, estão sujeitas a virar autuações caso os responsáveis não as atendam e estão sujeitos à multa.

“A fiscalização vai até o local, notifica o proprietário desse lote a promover a limpeza no prazo de oito dias, se ele respeitar o caso é considerado encerrado. Agora o que acontece muito, é que eles não obedecem, nesse caso, o proprietário é autuado com multa que pode chegar até R$ 1 mil e esse auto de infração é encaminhado à Comurg para promover a limpeza do terreno, que também é cobrada do proprietário”

O Gerente da Amma, alertou para os riscos que um lote sem manutenção representa. Ele cita que é questão de segurança e saúde pública.

“Questão de segurança pública, porque o lote sujo é abrigo para bandido. Temos a da saúde pública, criadouros de mosquito da dengue, atrai todo tipo de inseto, então isso gera um transtorno muito grande para cidade, para aquela rua e para aquele vizinho”, ressaltou. “Os proprietários precisam promover a limpeza do lote antes de que haja toda essa situação com a fiscalização e ele já vai cumprir o papel cívico dele com a nossa cidade”.

A Agência Municipal de Meio Ambiente oferece vários canais para que a população denuncie os lotes mal cuidados. Pelo Disque Denúncia 161, que funciona 24 horas, pelo site da Prefeitura de Goiânia, no link Atendimento 156. O contribuinte preenche a denúncia, que notifica imediatamente no sistema do fiscal.

*Reportagem de Rafael Bessa