A senadora goiana Lúcia Vânia (PSDB) completou três meses à frente da Ouvidoria Geral do Senado. Em plenário nesta sexta-feira (12), ela fez um balanço sobre o trimestre e defendeu a reformulação do órgão que, segundo ela, precisa ficar mais próximo da população.
Para Lúcia Vânia, é preciso mudar o perfil burocrático associado à ouvidoria e construir novas formas de diálogo e interação. “A Ouvidoria tem que, urgentemente, desenvolver novas formas de atuação, capazes de captar os sentimentos de nossa população e de dar respostas consequentes, que vão ao encontro daquilo que estão nos cobrando”, disse.
A senadora constatou que a Ouvidoria é estática e defensiva e que as respostas dadas pelo órgão à população não podem ser elaboradas, mas sim, um instrumento de informação e satisfação ao povo brasileiro. “As respostas não podem se constituir em formas elaboradas e hábeis como que para esconder alguma coisa. Elas devem ser claras e transparentes, de forma a atender o que a população está questionando”.
Por fim, a senadora avaliou que as demandas da Ouvidoria contribuem para a pro atividade do Senado, mas nem todo o aparato que a Casa dispõe para dialogar com a sociedade tem conseguido captar as insatisfações sociais com eficiência.
A Ouvidoria do Senado é um canal de sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogio sobre as atividades administrativas e legislativas do Senado e pode ser acionado por meio eletrônico, por carta e por telefone.