O PT já chegou eleger sete vereadores para a Câmara Municipal de Goiânia. O Deputado Estadual e Presidente do diretório do PT em Goiânia Luís César Bueno afirmou que hoje são apenas dois vereadores.
No entanto, por considerar que o partido comanda as duas maiores cidades do Estado (Goiânia e Anápolis), o parlamentar declara que o PT pretende acumular ao menos 25% do espaço na Câmara dos Vereadores, em torno de seis a oito vereadores.
“Estamos trabalhando para ter uma chapa completa. Tivemos a reunião da direção municipal e já estamos com 39 candidaturas inscritas. Queremos atingir pelo menos o número de 80 para até o processo de convenção do ano que vem termos 60 candidaturas, que representaria a chapa completa”, aponta.
Segundo ele, no devido momento vai conversar com as pessoas mais indicadas para puxarem votos e saber a possibilidade de saírem candidatos, como os ex-prefeitos Darci Accorsi, Pedro Wilson, a ex-deputada federal Neyde Aparecida, entre outros nomes.
A ideia é trabalhar com o número maior de candidaturas por considerar que na véspera, sempre existe afunilamento de nomes. No dia 5 de outubro é o prazo que se termina as novas filiações. No próximo dia 23 de agosto, o diretório municipal vai fazer uma reunião com os pré-candidatos e fazer uma avaliação das ações que estão sendo feitas, além de avaliar alguns nomes detentores de mandato.
“Estamos trabalhando com a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que proibiu as coligações proporcionais, sendo apenas para prefeito. No caso de vereador, cada legenda lança sua chapa. Esta é uma decisão judicial e ao fazer isso, o STF definiu que em 2010 prevalecem as coligações, mas a partir de 2012 as coligações serão proibidas. Caso o Congresso mude a regra, vamos começar a ampliar o nosso leque de coligações”, declara.