Lula em discurso na tarde desta sexta-feira (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento neste sábado (9) no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. O compromisso está agendado para começar às 13h. O petista deixou a prisão em Curitiba nesta sexta-feira (8) após 580 dias. Logo após sair da prisão o ex-presidente usou suas redes sociais para falar de sua decepção com a atual situação do Brasil. No vídeo ele disse que está “com muita vontade de voltar a lutar”.
Lula já se encontrou com o ex-ministro José Dirceu, que também estava preso e foi liberado ontem após determinação da Justiça do Paraná. Hoje o ex-presidente tem o encontro no Sindicato dos Metalúrgicos e depois, conforme seu discurso “as portas do Brasil estarão abertas” para que ele percorra o País”.
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpt.brasil%2Fvideos%2F886595858403448%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
Prisão
O líder do Partido Trabalhista (PT) foi condenado a 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão acusado de aceitar a propriedade de um tríplex, em Guarujá, como propina paga pela OAS. Em troca o ex-presidente teria cedido três contratos da Petrobras, mas ele sempre negou.
A soltura do político respeita a decisão do Supremo Tribunal Federal da última quinta-feira (7) de que condenados só começarão cumprir a pena depois de todo trânsito julgado, ou seja, as prisões não podem mais serem realizadas após a condenação em segunda instância. A defesa de Lula entrou com recursos em instâncias superiores.