A assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, informou na manhã deste sábado (29), que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva está com um tumor na laringe. O petista passará por quimioterapia nos próximos dois meses.

De acordo com a nota do hospital, a doença foi diagnosticada durante exames realizados na sexta-feira (28). Segundo os médicos, o ex-presidente está bem.

Segundo a assessoria do instituto Lula, organização não governamental que pertence ao ex-presidente, o tratamento será iniciado na próxima segunda-feira. De acordo com a nota, Lula foi até o hospital por estar com dores na garganta.

O médico Paulo Hoff, que faz parte da equipe médica que acompanha Lula, o ex-presidente está em bom estado. Apenas apresenta uma rouquidão acima do normal.

Lula comemorou 66 anos na última quinta-feira. A data foi comemorada com funcionários do instituto Lula.

A notícia sobre o câncer diagnosticado em Lula foi veiculada por vários meios de comunicação de todo o mundo. O argentino Clarin informa que o ex-presidente fará quimioterapia. O site da rede BBC, da Inglaterra, cita o tumor e apresenta um perfil de Lula e de seu governo. El País, da Espanha, CCN e Washington Post, dos Estados Unidos também noticiaram.