Luvanor Ex-Camisa 10 do Goiás. (Foto: Sagres Online)

Aquele jogador que faz o torcedor ter saudades do verdadeiro camisa 10. Em instinção hoje em dia no futebol brasileiro. Líder técnico e que chamava a responsabilidade. Se você esmeraldino, lembrou de Luvanor, acertou. O craque do Goiás nos anos 80 e 90 bateu um papo – papo com o repórter Rafael Bessa e falou sobre a volta do Verdão para a Série A, campeonato que o notabilizou como um dos maiores jogadores revelados na Serrinha.

Entre as várias lembranças de Luvanor, claro que o Campeonato Brasileiro de 1983 não ficaria de fora. O time comandado pelo técnico Paulo Gonçalves chegou até as quartas – de final, mas foi eliminado pelo Santos com dois empates: 0 a 0 no Serra Dourada e 2 a 2 no Morumbi. “A metade do time era formada na base. Nós tinhamos uma amizade e um comprometimento muito grande com o clube”, lembrou Luvanor, que no Brasileirão de 1983 marcou oito gols.

Considerado por muitos como o melhor time do Goiás em todos os tempos, a base titular de 83, tinha: Edison, Zé Teodoro, Gilson Jader, Marcelo e Adalberto Sabãozinho; Carlos Alberto Santos, Luvanor e Nei; Cacau, Washington e Brás. “Era uma equipe muito nova e talvez nos tenha faltado uma melhor preparação psicológica para jogar contra o Santos. Nós assustamos”, ressaltou Luvanor.

Volta para a Série A

Além do retorno técnico, Luvanor também deu lucro ao Goiás. Após o Brasileiro de 83, foi negociado com o Catânia, da Itália. Com o dinheiro, foi adquirida a área no Parque Anhanguera, onde fica o Centro de Treinamentos. Com um forte laço com o clube, faz cobranças para o futuro.

“A gente que cresceu dentro do Goiás, acha que o clube nunca deveria ter saído da primeira divisão pela estrutura que tem e o investimento que faz. A volta para a Série A é uma obrigação da diretoria e uma felicidade muito grande para os torcedores. O Goiás não pode se limitar somente a Estadual ou apenas participar de uma Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Isso ai não dá mais. A estrutura e história do Goiás não permitem isso mais”, finalizou.

{source}<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/FPeqZ0G98eY” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

 

O repórter Rafael Bessa produziu para o Sistema Sagres de Comunicação um especial com grandes momentos do Goiás Esporte Clube. Entrevistas com personagens históricos na agremiação esmeraldina. Confira

{source}<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/612296046&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}