Há 38 dias internado, lutando contra a Covid-19, Maguito Vilela (MDB), 71 anos, venceu a disputa nas urnas eletrônicas neste domingo (29). Com 100% das urnas apuradas, o ex-governador de Goiás foi eleito com 52,60% dos votos válidos para a prefeitura de Goiânia pelos próximos quatro anos. O emedebista recebeu 277.497 votos. O adversário, Vanderlan Cardoso (PSD) teve 250.036 votos, o que representa 47,40% do total.

As eleições 2020 foram realizadas em meio a pandemia e teve o maior índice de abstenção dos últimos 24 anos. A disputa no segundo turno foi equilibrada. Durante a apuração dos votos nas urnas eletrônicas, Vanderlan saiu na frente, mas Maguito Vilela tomou a liderança e selou a preferência do eleitorado goiano. Fora da campanha desde o dia 18 de outubro e ainda sem saber da vitória, essa é a primeira vez que Maguito se torna administrador da Capital.

Desde o dia 22 de outubro, o novo prefeito de Goiânia está internado tratando do novo coronavírus. Ele chegou a ser internado em Goiânia, mas foi transferido para o Hospital Albert Einstein em São Paulo, onde permanece até hoje.

Leia também:

Novo boletim de Maguito aponta parâmetros satisfatórios de oxigenação

TRATAMENTO

No dia 20 de outubro, Maguito recebeu o resultado do exame testando positivo para a Covid-19. Dois dias depois, ele foi internado no Hospital Órion, em Goiânia. No dia 26 do mesmo mês, o candidato foi transferido para a UTI da unidade.

No dia 27 de outubro, o emedebista foi transferido para o para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Três dias depois, Maguito Vilela foi entubado pela primeira vez e no dia 8 de novembro saiu da entubação e permaneceu consciente na UTI. Na época, foi feita até uma nova foto do candidato no leito, fazendo sinal de “positivo”. No dia das eleições municipais, no dia 15 de novembro, Maguito voltou a ser intubado para fazer uma broncoscopia. Ele estava na UTI, com ventilação mecânica invasiva, sedado e com as funções vitais preservadas.

No dia 17, ele iniciou o tratamento renal com diálise e passou a utilizar a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). No dia 24 de novembro, o emedebista fez uma traqueostomia. O procedimento foi feito em função do tempo prolongado de intubação. Desde então, o estado de saúde, divulgado pela assessoria de imprensa, permanece o mesmo: grave, mas estável.

Em agosto deste ano, o candidato perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Nelita e Nelma Vilela tinham, respectivamente, 82 e 76 anos e moravam em Jataí.

PROPOSTAS

No plano de governo, Maguito defende atenção especial à saúde, educação, segurança e infraestrutura, priorizando regiões com menor desenvolvimento. Ele propõe construir e melhorar unidades de saúde, investir no programa Saúde da Família, ampliar o número de vagas em creches e erradicar o analfabetismo escolar. Ele também quer fortalecer a Guarda Municipal.

CARREIRA

Maguito já foi vereador em Jataí, deputado estadual, deputado federal, vice-governador de Goiás entre os anos de 1991 e 1994. Foi eleito governador de Goiás, de 1 de janeiro de 1995 a 2 de abril de 1998. Depois, foi senador e cumpriu mandato até 2006. Em 2008, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia. Em 2012, foi reeleito. Este ano, ele disputou a prefeitura da Capital pela primeira vez.

Advogado por formação, atualmente é sócio do escritório jurídico Vilela e Associados e mantem sua atividade rural de produtor de leite. É pai de quatro filhos, entre eles, o presidente do MDB de Goiás e ex-deputado federal, Daniel Vilela, avô de quatro netos e esposo da empresária Flávia Teles.