Começou em São Paulo, nesta quinta (10), a Brasil Game Show (BGS) 2024. Em sua 15ª edição, a maior feira de Games da América Latina, que acontece tradicionalmente na Expo Center Norte, conta com 400 estandes de diversas marcas mundialmente renomadas do mercado de jogos eletrônicos.
Estimulando o comércio e a troca de experiências socioculturais desde 2009, o evento deve reunir mais de 3 mil influenciadores e se estende até domingo, dia 13.
Programação
Estão programados lançamentos de games, concurso cosplay, campeonatos de eSports, convidados internacionais (como dois dos atores responsáveis pela dublagem e animação facial dos protagonistas do jogo Grand Theft Auto V), shows musicais e demonstrações de games novos.
É esperado um público de mais de 328 mil pessoas, afinal a edição do ano passado ficou marcada pelos mais de 328.503 visitantes.
Equipamentos e ausência
Nos stands da BGS ficam consoles como PS5 e Xbox Series X, PCs gamer, óculos de realidade virtual, jogos de tabuleiro e até mesmo celulares para que os games mobile não fiquem de fora. E quem segue de fora por mais um ano são Sony e Microsoft, as duas empresas do segmento mais famosas e responsáveis pelos consoles citados.
Ingresso
Os ingressos partem de R$ 199 (reais) a meia-entrada (reservada à estudantes com carteirinha, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas que doarem 1 kg de alimento não perecível). O valor varia conforme cada dia e o tíquete mais caro é o Camarote Passaporte no valor de R$3.999 (reais).
Relembre o Marco Legal dos Games
Foi sancionado em 3 de março deste ano, pelo Presidente Lula, o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos. Essa medida regula, dentre vários aspectos, todo o universo dos games, desde fabricação, comercialização, importação e desenvolvimento em todo o território nacional. Outro ponto destacado na matéria aprovada pelo poder executivo, é a possibilidade de inclusão desses games eletrônicos na Política Nacional de Educação Digital, de modo que eles possam ser utilizados em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem seguindo os preceitos estabelecidos na BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.
Quer entender melhor os detalhes desse assunto? Assista o programa Aperte o Play — apresentado pela Ananda Leonel, nossa jornalista, que discutiu esse assunto com um especialista.
O programa Aperte o Play vai ao ar toda sexta-feira, ao 12h (meio-dia) no canal 26.1 em Goiânia e região metropolitana.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria destacam-se os ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.