Uma análise por faixa etária mostra que Goiânia tem 286.758 pessoas que não compareceram aos postos de vacinação para se imunizar contra a Covid-19. A pesquisa mostra que esse total não tomou a primeira tampouco a segunda dose da vacina, a maior parte de moradores entre 20 e 30 anos de idade.

Sobre essa situação, a diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Grécia Pessoni, avalia o excesso de confiança na autoproteção e o desinteresse pela vacina estão entre os fatores que justificam essa não-imunização.

“Estão confiando muito na proteção, acreditam que não irão adoecer. A gente sabe que muitos estão em horário de trabalho, e mesmo oferecendo a vacinação no sábado acabam querendo se divertir e não se preocupam com a vacina”, afirma.

Grécia Pessoni (Foto: Sagres TV)

Ainda de acordo com a análise da SMS, a maior parte do público que não retornou para tomar a segunda dose é composta por pessoas com 40 anos ou mais. Grécia Pessoni argumenta que o número de moradores que não tomaram a primeira dose representam o dobro dos que estão com o reforço em atraso.

“Para segunda dose são em torno de 90 mil pessoas. Para a primeira, são em torno de 198 mil. Então o número de pessoas que não tomaram a primeira dose em Goiânia é maior do que o de pessoas que estão em atraso com a segunda”, calcula.

Vacinação

A vacina contra Covid-19 será aplica em oito pontos de vacinação neste sábado (6) para os moradores de Goiânia. São sete pontos em unidades de saúde e o drive-thru do shopping Passeio das Águas, com atendimento das 8h às 16h. Clique aqui para conferir os horários e locais para imunização

De acordo com o site Imuniza Gyn, Goiânia já recebeu 1.828.420 doses da vacina contra a Covid-19. Destas, aplicou 1.800.199, sendo 983.480 da primeira dose (84,12% da população vacinável acima de 18 anos) e 684.528 da segunda (58,55%).