Uma pesquisa do Instituto Ipsos mostrou que 61% dos brasileiros acreditam que terão que deixar suas casas nos próximos 25 anos por causa dos efeitos das mudanças climáticas. O país ficou em segundo no ranking da ‘Global Views On Climate Change’,  atrás somente da Turquia (68%).

O estudo indicou que os brasileiros estão entre as pessoas que mais preocupam-se com os impactos das atividades humanas para as mudanças climáticas. O aumento e a frequência de eventos climáticos extremos no país contribuem para a percepção de que eventualmente, nos próximos anos, a mudança de ambiente será necessária.

Segundo a pesquisa, os brasileiros compreendem que os efeitos da emergência climática  já estão no cotidiano. Diante disso, então, Daniela Garcia, que é CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, enumerou os aspectos que fazem os brasileiros terem essa percepção das mudanças climáticas. 

A especialista apontou como exemplo a percepção de produtos cotidianos como café e azeite ficam cada vez com preços mais elevados. “Todos esses são exemplos tangíveis de aumentos não causados pela inflação comum. Mas sim pela necessidade de ajuste de valores devido às transformações climáticas que impactam a produção agrícola”, disse.

Pessimismo

A pesquisa destacou que 85% dos brasileiros são pessimistas com o futuro. Pois os entrevistados acreditam que os próximos 10 anos serão ainda piores em relação às mudanças climáticas. A média brasileira em relação ao pessimismo é superior à média global, que é de 71%.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: