Uma pesquisa da PwC com o Instituto Locomotiva mostra que os hábitos de consumo das classes C, D e E da população brasileira podem mudar o setor do varejo no país. O relatório aponta que 86% da população de baixa renda prioriza lojas sustentáveis e marcas de vestuário que assumem responsabilidades sociais com o meio ambiente. 

Os dados mostram que os consumidores estão preocupados com os impactos que suas compras causam ao planeta desde a produção. Assim, 60% dos entrevistados apontaram diretamente que se sentem responsáveis pelas suas ações em relação ao meio ambiente.

A PwC e o Instituto Locomotiva ouviram mais de 2.300 pessoas das classes  C, D e E, que correspondem a 76% da população da pirâmide social brasileira. O relatório “Mercado da maioria – como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil” está disponível na íntegra no site da PwC.

Responsabilidade social

Segundo o relatório, a sustentabilidade é uma das cinco tendências que podem transformar o setor do varejo e o consumo no Brasil. Então, mesmo com limitações financeiras, a população de baixa renda está atenta às causas ambientais e muda os hábitos conforme os seus valores.

A sustentabilidade é um valor para 70% dos entrevistados, que declararam que pagariam mais em peças de marcas com responsabilidade socioambiental. Além disso, 53% disseram que já deixaram de comprar de marcas que publicamente não possuem responsabilidade social. Consequentemente, assim, 52% já abandonaram completamente lojas e marcas que desrespeitam o meio ambiente.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

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