As cidades de São Miguel do Araguaia e Minaçu são as mais novas parceiras da Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás. Esse acordo, que prevê a implantação da coleta seletiva e a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis nos dois municípios, foi firmadonos dias 18 e 19 passado, entre as prefeituras locais e o coordenador da Incubadora, Fernando Bartholo.

Em São Miguel do Araguaia a parceria, viabilizada por meio do projeto Catadores Solidários (Cata Sol), foi discutida em uma audiência pública, reunindo autoridades, políticos e a comunidade, com destaque para um grupo de catadores.

A prefeita do município, Adailza Alves de Sousa Crepaldi, ressaltou a importância da parceria na promoção dos direitos ao trabalho e à uma renda digna para os catadores. “Além disso, estaremos cuidando do meio ambiente, com a correta limpeza das áreas públicas de nossa cidade”, disse.

Em Minaçu, a parceria foi acertada pela vice-prefeita, Lírea Sene. Ela também elogiou o projeto Cata Sol: “Essa parceria vai trazer benefícios importantes para a cidade e, em especial, para os catadores. Já era hora de implantarmos esse serviço ecologicamente correto de coleta seletiva”.

Conforme Bartholo, após o acordo, o próximo passo será o trabalho de coleta de dados dos dois municípios, como o perfil socioeconômico da população de catadores e a quantidade de material reciclável. “Esse trabalho já começa na próxima semana, sob a responsabilidade do pessoal técnico da Incubadora”, afirma.

Objetivos

O projeto Catadores Solidários (Cata Sol) objetiva impulsionar programas de coleta seletiva no município, criar uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis e implementar uma incubadora local para dar assessoria técnica aos cooperados.

A partir desse projeto, os catadores vão passar a ter acesso a programas de formação e capacitação. Segundo Fernando Bartholo, por meio do Cata Sol, a cooperativa a ser criada passará a ter acesso à assistência técnica, com base na participação e no diálogo, quanto à sua organização e autogestão. “De forma educativa e interativa, vamos orientá-los em questões de ordem administrativa, contábil, financeira, entre outras ações”, resume.

Além de São Miguel do Araguaia e Minaçu, o projeto Cata Sol já tem como parceiros os municípios de Trindade, Senador Canedo, Nerópolis, Nova Veneza, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Guapó, Goianira e Goianápolis.

(Fonte: UFG)