O Mapa de Riscos de Goiânia e Plano Diretor de Defesa Civil Municipal pode ser feito em parceria da Comissão Municipal de Defesa Civil com o Laboratório de Geografia e Física da UFG, informou a Prefeitura de Goiânia nessa segunda-feira (18). A parceria deve ser firmada nesta terça (19) em encontro entre os dois grupos.

Segundo a Prefeitura, “o meio técnico brasileiro que lida diretamente com os problemas associados a áreas de risco, enchentes e deslizamentos, saudou efusivamente a aprovação da Lei que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (CONPDEC)”.

De acordo com o chefe do Setor de Apoio Técnico da Comdec, GM Cidicley Santana, essa parceria com a UFG será muito importante para implantar na capital essa Lei. “A Lei prevê o incentivo à instalação de centros universitários destinados à pesquisa, extensão e capacitação de recursos humanos, com vistas no gerenciamento e na execução de atividades de proteção e defesa civil”.
 
Ele acrescenta que a legislação é fruto direto das intensas discussões promovidas pelas associações técnicas brasileiras em reação ao recrudescimento das tragédias ocorridas em diversos municípios brasileiros nos últimos anos. “Ressalte-se que essa ambicionada legislação apoia-se conceitualmente e estrategicamente em uma abordagem de cunho preventivo, onde se coloca como objetivo maior a eliminação radical das áreas de risco”, avalia. (Com Prefeitura de Goiânia)