O jogo deste domingo (27) em Porto Alegre entre Grêmio e Atlético-GO pelo Brasileirão marca o reencontro de uma dupla que deu muito certo no Dragão em 2016: o técnico Marcelo Cabo e atacante Luiz Fernando, que juntos, foram protagonistas no acesso rubro–negro para a Série A.

Na oportunidade, Luiz Fernando era o “12º jogador”, com 26 atuações naquela Série B em que o Atlético terminou com o título. Foram sete gols marcados, que fazem com que Marcelo Cabo lembre com carinho do atleta “muito tímido, com dificuldade nas coletivas”.

“Fico muito feliz em ver a ascensão de um atleta como o Luiz Fernando. Em 2016 ainda era um jogador sub–20 na Série B, depois fez um bom campeonato em 2017, com uma alavancada na carreira e uma boa passagem pelo Botafogo. Então é legal ver um menino como ele que era muito tímido, com dificuldade nas coletivas, hoje protagonizando, sendo um jogador de alto nível do futebol brasileiro”, lembrou Cabo, que prepara o Atlético para qualquer formação gremista – mista ou titular – pois o time gaúcho também está na semifinal da Copa do Brasil com São Paulo e venceu o jogo de ida em Porto alegre por 1 a 0.

“A gente vai analisar. Temos até sábado (26) para definir algo, mas costumo dizer que o jogador pra fazer parte do plantel do Grêmio tem que ser de alto nível. Quando você prepara um elenco como o do Grêmio, são todos do mesmo nível, alguns em um momento melhor, mas é um time muito forte independente de quem entre em campo”.

Segundo Marcelo Cabo, o fato do Grêmio ter sido eliminado da Libertadores pelo Santos na semana passada não interfere no jogo deste domingo, afinal é muito difícil para um clube brasileiro “chegar” em todas as competições.

“Uma equipe que disputa três competições paralelas – Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro – é difícil chegar nas três. O Grêmio vem num momento muito bom no Campeonato Brasileiro, brigando pelo título. Então perder uma classificação para o Santos dentro de uma Vila Belmiro, pode acontecer. O Grêmio não enfraqueceu por causa da eliminação da Libertadores. Continua forte, na briga por dois títulos”, completou Cabo.

Após 26 rodadas do Brasileirão, o Atlético-GO ocupa a 11ª posição com 34 pontos na faixa de classificação para a Libertadores. Nas contas feita pelos integrantes do clube, faltam 11 pontos para alcançar o objetivo de escapar do rebaixamento e “sonhar” com algo maior no fim da competição.

“Nós estamos trabalhando pra isso. Vencemos dois grandes adversários – Ceará e Fluminense – então vamos fazer uma preparação para buscar uma vitória em Porto alegre. Sabemos que o Grêmio tem uma invencibilidade de mais de 10 jogos na Série A, mas temos que ter ambição”, finalizou.