O programa Fantástico, da TV GLOBO, do último domingo (29), expôs a situação preocupante da segurança pública no entorno do Distrito Federal e revelou números assustadores. Em quatro cidades do Estado de Goiás, vizinhas à capital federal, Águas Lindas, Luziânia, Valparaiso de Goiás e Novo Gama, a média de assassinatos é superior à media brasileira e próxima da do país mais violento do mundo, Honduras.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), comentou a reportagem e admitiu que a situação no Entorno é delicada. Ele reclamou da ausência de auxílio do Governo Federal, mas garantiu que Goiás está lutando para mudar essa situação.

“A reportagem é coerente com a situação lá, mas nos últimos meses nós já conseguimos melhorar muito. Só Goiás tem investido recursos para melhorar essa situação. Temos centenas de policiais pagos com o dinheiro do Estado, mas sem a ajuda do governo federal nós não vamos conseguir resolver”, argumenta.

O Governador diz esperar mais apoio para resolver os problemas do entorno de Brasília, sobretudo com recursos financeiros. “Tudo o que nós fizermos de atendimento no Entorno, vai diminuir em relação à demanda para Brasília. Temos bons projetos, mas falta condição financeira”.