A pesquisa Grupom/Tribuna do Planalto/Rádio 730/Diário de Goiás mostra um quadro estável para a corrida para o Palácio das Esmeraldas, a 15 dias do primeiro turno das eleições. O governador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa com 41,1% das intenções de voto no levantamento estimulado, aquele em que o entrevistador apresenta ao eleitor uma lista de candidatos. O ex-governador Iris Rezende (PMDB) está na segunda colocação com 25,2% da preferência do eleitorado goiano. Comparando com a última pesquisa Grupom, o quadro é de pequena variação (veja os números da progressão das pesquisas Grupom na página 5).Em comparação com a pesquisa anterior, realizada entre os dias 8 e 11 deste mês, Marconi Perillo teve uma oscilação negativa de 0,4 pontos porcentuais. Já Iris Rezende variou positivamente os mesmo 0,4 pontos. O empresário Vanderlan Cardoso (PSB) está hoje na terceira colocação com 10,1% das intenções de voto. O socialista teve variação negativa de 1,2 pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior.
O ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) também teve uma variação para baixo, mas menor do que a de Vanderlan. Em comparação das duas pesquisas, hoje Gomide possui 0,1 ponto a menos – tinha 6,1% há dez dias e agora aparece com 6% da preferência do eleitor. A professora Marta Jane (PCB) tem 0,9% das intenções de voto e está na quinta colocação da corrida eleitoral.
O candidato Professor Weslei (Psol) aparece em seguida no levantamento estimulado com 0,3% das indicações dos entrevistados. O empresário Alexandre Magalhães está na sétima colocação com menos de 0,1% da lembrança do eleitor. De acordo com a pesquisa atual, 8,7% dos entrevistados se dizem indecisos, enquanto que 7,5% do eleitorado diz que votará nulo ou branco nas eleições do dia 5 de outubro.
De acordo com os números estimulados, Marconi Perillo tem 49,1% dos votos válidos. Os votos válidos desconsideram os porcentuais de brancos, nulos e não comparecimento. Este levantamento é usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir o vencedor. Para que um candidato vença na primeira etapa, é necessário que este atinja o porcentuais de 50% mais um voto válido. Iris Rezende tem 30,1% dos votos válidos, segundo a pesquisa, enquanto que Vanderlan Cardoso possui um porcentual de 12% e Antônio Gomide aparece com 7,2%.
RegiõesA vantagem de Marconi Perillo avança nas regiões Noroeste, Leste e Sul do Estado, segundo a estratificação da pesquisa estimulada Grupom/Tri¬buna do Planal¬to/Rádio 730/Diário de Goiás. Na região noroeste, o tucano experimenta a sua maior porcentagem de intenções de voto, atingindo 57,1%. No Leste, região que compreende o Nordeste e o Entorno de Brasília, Marconi tem 49,7%, enquanto que no Sul o governador tem 48,1%. No Centro, região que engloba a Região Metropolitana de Goiânia, o tucano vê a sua popularidade cair para 33,7%.
E é exatamente na região central que Iris Rezende tem o seu maior índice, onde o peemedebista aparece com 27,4% das intenções de voto. Iris também aumenta o seu porcentual na região noroeste (26,2%) e vê dificuldades na região Leste, onde tem apenas 18,9% da preferência do eleitorado. Os números mostram a necessidade de intensificação da campanha principalmente no Entorno de Brasília, região densamente povoada e onde a maior parte do eleitor, historicamente, decide seu voto poucos dias antes da eleição.
A pesquisa Grupom /Tribuna do Planalto /Rádio 730/Diário de Goiás foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, quando ouviu 1011 eleitores em diversas regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) de acordo com a legislação vigente.
Segundo turnoA pesquisa Grupom também fez simulações de segundo turno, entre os candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Segundo os números, o governador Marconi Perillo lidera todos os cenários. A disputa mais apertada é a primeira simulação, onde Marconi enfrenta o ex-governador Iris Rezende. Neste cenário, o tucano lidera com 49,3% contra 33,5% dos votos segundo os entrevistados.
O cenário número dois coloca frente a frente os candidatos Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso. No embate direto, o governador teria hoje 51,7% dos votos, enquanto que o empresário ficaria com 26,7% da preferência do eleitorado. No último cenário, o governador tucano também lidera a disputa, agora contra o ex-prefeito de Anápolis Antônio Gomide. Marconi tem pouco mais de 54% de intenções de voto, enquanto que Antônio Gomide tem cerca de 22% da preferência do eleitor nesta simulação de segundo turno.
De: Eduardo Sartorato / Da Tribuna do Planalto