Foto: Divulgação/Marinha brasileira

A Marinha brasileira está com vagas abertas para jovens que queiram seguir a carreira militar. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro pelo site da Marinha. No total, 900 vagas serão oferecidas e as bolsas podem chegar a R$ 1.950.

Para se candidatar a uma vaga na escola de marinheiros o interessado deve ter entre 18 e 22 anos, ter concluído o ensino médio, ter entre 1,54 e 2 metros de altura, ser do sexo masculino, brasileiro e não ser casado e nem ter constituído união estável.

O concurso contará com uma prova objetiva composta por 50 questões de Português, Matemática, Ciências (Física e Química) e Inglês. O teste está previsto para a primeira quinzena de abril, mas ainda não tem data definida.

Se aprovado, o aluno vai para a Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), onde será realizada a primeira fase do Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa. O candidato deverá cumprir regime de internato. Nessa primeira fase serão ensinadas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.

Na segunda fase os alunos se preparam para o grau hierárquico de grumete, destinada à especialização técnica, nas áreas de Eletroeletrônica, Apoio ou Mecânica. Essa área deve ser indicada no momento da inscrição.

Depois de concluído o curso os alunos deverão jurar a bandeira e se comprometerem a cumprir dois anos de serviços, período do estágio inicial. Somente após conclusão do estágio, com aprovação, os alunos ingressam no serviço ativo da Marinha, como marinheiros.