Agência Brasil com informações da Redação – A semana promete ser de frio intenso em boa parte do Basil, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar polar que avança pelo Sul deve deixar as temperaturas abaixo de zero em uma ampla área entre o norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste e planalto sul de Santa Catarina e o sul do Paraná. Há possibilidade de novas ocorrências de neve na região, como verificado na última segunda-feira (28).

Leia mais: Decreto proíbe queima controlada por 120 dias

Ao longo de toda a semana, segundo o Inmet, as condições atmosféricas propícias para a formação de geada, de moderada a forte, devem persistir na região Sul e no Mato Grosso do Sul, podendo se estender para São Paulo e Minas Gerais.

Na Região Norte, as temperaturas poderão ficar abaixo de 15 graus Celsius no Acre, oeste de Rondônia e sul do Amazonas nas manhãs dos dias 30 de junho e 1º de julho. Além dessas áreas, o frio também poderá avançar até o noroeste do Amazonas, informa o instituto.

Goiás

Nesta terça (29), a massa de ar frio de origem polar fez com que Goiás registrasse temperatura mínima de 7ºC em municípios da região Sul do Estado, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Essa massa de ar frio chega no sul do Brasil e deve persistir ao longo da semana. Esta quarta-feira (30) deve ser de recorde nas temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudoeste. O município de Caçu, por exemplo, registrará mínima de 1ºC e máxima de 19ºC. Em Mineiros, os termômetros registram 3ºC na madrugada e 18ºC à tarde. Goiânia terá mínima de 8ºC e máxima de 24ºC, segundo o Cimehgo.