Acordo firmado entre o governo estadual, Prefeitura de Goiânia e Ministério Público Estadual (MP/GO) defini que o Hospital Materno Infantil (HMI) irá atender apenas crianças diagnosticadas com casos graves. A intenção é desafogar a unidade de saúde, possibilitando que os pacientes com casos de menor gravidade sejam assistidos pelos Centros de Atendimento Integral à Saúde (Cais) e pelas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, a decisão foi tomada após estudos apontarem que o HMI recebe crianças que poderiam ser atendidas em outras unidades de saúde. Ele garante que ambulâncias serão disponibilizadas para transportar os pacientes para outros locais. O objetivo é que o Materno fique responsável pelos atendimentos especializados.
OUÇA REPORTAGEM DE JERÔNIMO JUNIO !
{mp3}stories/2015/Março/JERÔNIMO_JUNIO_-_MATERNO_INFANTIL{/mp3}
Ainda segundo o secretário, uma tabela de classificação de risco foi elaborada para direcionar o atendimento de cada criança. Os casos serão classificados como azul (não emergencial), verde (leve, febre, dor de garganta), amarelo (febre acima de 38º, dor de garganta, gripe) e vermelho (casos greves e gravíssimos com risco de morte em minutos ou horas).