As matrículas na rede municipal de ensino começaram nesta segunda-feira (16). O prazo segue até o dia 1º de dezembro.

Em entrevista a Sagres em Tom Maior, o secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Costa, falou sobre o cronograma de matrículas e renovações e afirmou que a rede está preparada para receber uma demanda maior de alunos que podem estar migrando de escolas particulares.

“Nós colocamos mais salas modulares tanto para os Cmeis quanto para o ensino fundamental. Isso visa atender essa demanda adicional que possa vir da escola particular. A gente acha que essa demanda é sazonal e que deve retornar pra sua rede de origem quando a economia melhorar. Mas a prefeitura vai fazer seu papel e disponibilizar as vagas”, reforçou o secretário.

Leia também:

SME prevê quase R$ 6 milhões para orçamento de 2021 do projeto Escola Viva em Goiânia

VETERANOS

Para os alunos que já estão matriculados em alguma instituição de ensino municipal, a renovação de matrícula será feita do dia 16 de novembro a 1º de dezembro, na própria unidade de ensino. É necessário que pais e responsáveis efetivem a atualização cadastral com CPF. Para transferência de alunos de Cmei para escola e de escola para escola, os pais ou responsáveis deverão realizar solicitação via matrícula web, no período de 2 a 18 de dezembro. o CPF do responsável pela criança a ser transferida deverá estar atualizado na intranet.

NOVATOS

Para alunos novatos, a pré-matrícula online começa no dia 5 de janeiro de 2021. O processo, assim como no ano passado, será feito exclusivamente pela internet. Já para os pais ou responsáveis que buscam vagas nos centros municipais de Educação Infantil (Cmei) da capital, bem como CEIs de convênio total, as solicitações têm início em 12 de janeiro, também pela internet. Nas datas estabelecidas, o interessado deve acessar o site, opção e-matrícula e inserir o CPF do educando. Para efetivar a matrícula, é necessário ir até a escola com documentação.

CADASTRO ANTECIPADO

Ponto importante no processo de matrículas da RME, o cadastro antecipado segue obrigatório para quem deseja solicitar vagas em instituições municipais. O processo é feito também pela internet, opção e-matrícula, aba Cadastro Antecipado. A criação de um novo cadastro antecipado pode ser feita a partir do dia 3 de dezembro, mesma data na qual está liberada a atualizado de cadastros feitos desde dezembro do ano passado.

BOLSA FAMÍLIA

Para priorizar as famílias de baixa renda, em 2020 a SME reservará 20% das vagas disponíveis para novatos às crianças que possuem o Bolsa Família. Para isso, os pais ou responsáveis deverão informar, no ato da pré-matrícula online, o Número de Identificação Social (NIS) da criança e do próprio responsável, se houver. Mães trabalhadoras também seguem com a prioridade de 40% das vagas na Educação Infantil.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Mediante a necessidade de procedimentos direto nas instituições, deverão ser seguidos protocolos estritos de segurança para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Além da adequação do ambiente estrutural, escolas e Cmeis devem manter o distanciamento e higienização necessários. Também não será permitida a entrada de crianças no ambiente institucional e as famílias deverão ser orientadas quanto à determinação.