Sagres em OFF
Rubens Salomão

MDB planeja grande evento com Ronaldo Caiado para anunciar aliança com DEM

A direção regional do MDB já planeja a realização de grande evento político para retribuir o gesto do governador Ronaldo Caiado e confirmar o aceite ao convite feito pelo democrata para adesão à base governista e composição da chapa majoritária na eleição de 2022. Caiado foi pessoalmente ao diretório do MDB, em 20 de agosto, para oficializar o convite e, após menos de um mês, a executiva emedebista deve confirmar a composição, em reunião nesta quinta-feira (16).

Ouça a coluna Sagres em OFF:

O presidente da sigla, ex-deputado federal Daniel Vilela, antecipa à Coluna que o evento, com a presença de Caiado, será realizado em dia ainda a definir na última semana deste mês de setembro. O local e formato, no entanto, ainda são discutidos internamente entre membros da cúpula do partido. A intenção é mostrar força política e estrutura, além de entrosamento entre os dois prováveis integrantes da chapa ao governo de Goiás na próxima eleição, com Daniel Vilela no posto de candidato a vice-governador.

Leias mais: Em tramitação na Câmara de Goiânia, novo Código Tributário está na CCJ

Questionado pela Sagres Em Off sobre a consulta realizada nas últimas três semanas junto a diretórios e lideranças do partido no estado, Daniel Vilela aponta que a conclusão será apresentada nesta quinta-feira (16), mas que o resultado é amplamente favorável à confirmação de aliança com o DEM. O presidente do MDB pretende, por enquanto, manter silêncio sobre o movimento divergente, liderado pelo deputado estadual Paulo César Martins e o prefeito de Aparecida de Goiânia, que pede candidatura própria ao governo em 2022.

Foto: Caiado e Daniel durante visita do governador ao diretório do MDB. (Crédito: Rubens Salomão/SagresOn)

Reeleição

O senador Luiz Carlos do Carmo (MDB) realiza nesta quarta-feira (15) o “Encontro Municipalista Goiano” em apoio a candidatura dele de reeleição ao Senado. O ex-deputado estadual foi suplente de Ronaldo Caiado na eleição de 2014 e assumiu a titularidade com a vitória de Caiado em 2018.

Dificuldades

Luiz do Carmo tem buscado se cacifar para ocupar a vaga para o Senado na chapa governista, mas não tem intensa concorrência. Nesta quarta, além de lideranças municipais, o senador espera a presença de Caiado, do ministro da Educação, Milton Ribeiro e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). A agenda será realizada no Tatersal de Elite, em Goiânia, a partir da 10h.

Foto: Senador Luiz Carlos do Carmo, em discurso no plenário do Senado. (Crédito: Divulgação)

Transporte

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (Cidadania), discutiu ontem no Rio de Janeiro a viabilidade de um corredor logístico ferroviário entre os dois estados. A intenção é facilitar o transporte da produção goiana e fazer com que a carga saia do Porto Seco de Anápolis e chegue diretamente até o Porto do Rio, onde a Triunfo Logística realiza operações portuárias.

Agenda

Lincoln teve da reunião com representantes da Triunfo, do Porto Seco de Anápolis e da Companhia Docas. Para operacionalizar essa alternativa de escoamento, o grupo de trabalho busca definir estratégias para a conexão das operações entre as empresas que administram a ferrovia.

Foto: Vice-governador Lincoln Tejota durante agenda no Rio de Janeiro. (Crédito: Divulgação)

Desenvolvimento

“Nosso estado está numa posição estratégica e com certeza vamos desenvolver um protagonismo muito forte nos próximos anos. Iniciativas como essa, com certeza, contribuem para o alcance desse lugar de destaque”, afirmou o vice-governador.

Economia

Dados do IBGE mostram que o índice de turismo em julho teve alta de 0,5% com relação ao mês de junho. Dentre os 12 estados pesquisados, Goiás apresentou um dos piores resultados, com queda de 1,9%. No entanto, no acumulado no ano, o estado soma crescimento de 38,7%, acima da média nacional, de 13,1%.

Retomada

Com relação a julho de 2020, a alta no turismo foi de 83%. Apesar do crescimento, o serviço ainda precisa crescer 32,7%, em nível nacional, para chegar ao patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Os dados foram divulgados pelo relatório da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Setores

A pesquisa registrou ainda alta de 1,1% no volume de serviços em julho. É a quarta taxa positiva seguida com ganho de 5,8% no acumulado no período. O setor de serviços ficou 3,9% acima de fevereiro de 2020. É o patamar mais elevado desde março de 2016.

Mais lidas:

Leia também: