Para ter uma educação mais inclusiva, o Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Mobilidades Especializadas de Educação (Semesp), desenvolveram políticas públicas direcionadas a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou super dotação, para capacitar os professores à atenderem os estudantes.
Hoje, comemora-se o Dia Nacional da Criança com Deficiência, para lembrar que as crianças com deficiência tem o direito à igualdade, ao acesso, participação e aprendizagem escolar, sendo crime a recusa de matrícula. A Diretoria de Educação Especial (DEE), ligada à Semesp, divulgou inscrições para três novos cursos gratuitos: Atendimento Educacional Especializado para Deficiência Intelectual com Ênfase na Alfabetização, na Educação Superior e Deficiência Visual no Ensino Fundamental. São 225 cursos disponíveis, e os estudantes interessados podem acessar o ensino pela plataforma AVAMEC.
O último curso da DEE, será disponibilizado neste mês para profissionais da educação e outros interessados em adquirir o material. Neste volume, é focado ao Atendimento Educacional Especializado: Ensino Fundamental I, II e EJA.
Leia mais: