Com o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, nesta quinta-feira (24), é muito provável que haja alguma consequência, principalmente financeira e econômica, para outros países, como o Brasil. Segundo o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pré-candidato ao Senador por Goiás, o ideal é que o Brasil crie um Fundo de Estabilização de Preços para barrar o aumento dos preços dos combustíveis.

“Isso seria um fundo financiado pela criação de um imposto sobre a exportação do petróleo bruto, que é uma coisa que vários países do mundo fazem, e esses recursos seriam usados exatamente para estabilizar. Então, quando o preço subisse muito, como é o caso agora, fossem usadas essas reservas para diminuir o valor do combustível no Brasil”, explica.

Ouça a entrevista completa:

Para Henrique Meirelles, o governo deve trabalhar esses mecanismos, mas também na origem do problema. “Ficar correndo atrás de medidas aqui e ali não resolve o problema, são coisas que não dão impacto direto. Temos que olhar diretamente para o problema, que é o aumento dos preços dos combustíveis. Temos que atuar nisso”, reforça o ex-ministro.

Ainda em relação às consequências da guerra internacional para a economia brasileira, o pré-candidato destaca que existe um risco de que o Brasil sofra com o fornecimento de produtos, como o gás natural.

Assista a entrevista na íntegra:

Leia mais: