A senadora Marina Silva (PV-AC) confirmou nesta quinta-feira o empresário Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura, como provável candidato à vice de sua chapa para a Presidência da República.


Guilherme Leal disse que a confirmação da chapa passará por um processo de amadurecimento, como a composição de outras candidaturas, que, assim como a de Marina, ainda não anunciaram formalmente os vices.

Segundo Marina, Leal é um empresário que discutia e se preocupava com a sustentabilidade quando o tema ainda não era moda.

Apoio da esquerda

A senadora e pré-candidata à Presidência da República minimizou o anúncio do PSOL de que não apoiará oficialmente sua candidatura e reafirmou que, apesar da ausência de aliança, vai apoiar a candidatura de Heloísa Helena para o Senado por Alagoas.

Marina também evitou polemizar sobre o apoio que o candidato do PV à Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2008, deputado Fernando Gabeira, recebeu do PSDB e do DEM.

A senadora afirmou que como todos os pré-candidatos ainda não definiu uma plataforma de governo, mas que suas propostas deverão reconhecer e manter avanços das duas gestões anteriores, a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em relação às críticas sobre a pouca experiência como gestora, Marina lembrou os mais de cinco anos à frente do Ministério do Meio Ambiente e disse que o debate não pode ser reduzido a esse aspecto.

Guilherme Leal se filiou ao PV em 30 de setembro passado, durante um evento em São Paulo. Desde então, o empresário é cotado para ser o candidato a vice de Marina Silva.