Quem aí não fica mandando aquele meme engraçado no grupo da família ou então para os amigos? Mas, sabia que o meme além de entreter e se divertir, também pode ser utilizado para aprender? O professor de Geografia, Alberto Nascimento, mais conhecido como Professor Lobão trouxe diversos exemplos na última edição da Arena Repense.

Lobão conta que sempre foi antenado em questões de tecnologia. Ele aplicou a metodologia aliada ao aprendizado. Ele percebeu que os alunos têm identidade com os dias de hoje e pensou como ensinar de tal foma que os alunos associem de uma forma mais simplificada.

“A gente tem que pensar que viemos de gerações diferentes e essas convivem num mesmo ambiente, mas com pensamentos diferentes. Nós professores precisamos falar a linguagem desses jovens e os alunos adoram bastante”, relatou o professor.

O professor disse curte tecnologia e que tudo começou quando em uma comunidade no Orkut, alunos disseram que ele parecia com o personagem Beiçola do programa “A Grande Família”.

Alberto Lobão conta que não ficou bravo com os alunos e entrou na brincadeira. Ele começou a fazer blogs, fanpanges e um canal do You Tube, tudo de forma gradual. A brincadeira serviu de inspiração para produzir conteúdos.

Facilitação

O jovem aprendiz da Renapsi, Wikaro Correia, descreveu que observou alguns conteúdos no Tik Tok alguns memes. A tecnologia ajudou a se desenvolver nos estudos no curso de Direito. Para ele, foi mais fácil do que apenas se centralizar na mensagem dos professores e dos livros.

O professor Lobão observa que há uma fixação do conteúdo e de uma forma mais simples. “Eu uso o meme para aplicar um conceito e depois estimular os alunos a um pensamento crítico”, relatou o educador.

Outro aspecto ressaltado pelo professor é ter um cuidado quanto a desinformação. Ele relata que é preciso observar as origens dos memes, para que os jovens aprendam conceitos de uma forma correta.

Assista ao programa

O tema é alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 4 – Educação de Qualidade

Leia outros conteúdos da série Repense

Dress Code – Visual para o trabalho: Qual roupa cai bem?

Movimento hip hop: versos trazem esperança para jovens de periferia

Educação financeira é porta para jovens alcançarem seus sonhos