Sagres em OFF
Rubens Salomão

Mendanha cumpre agenda de campanha na Região Norte e busca aglutinar oposição

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, articula pré-candidatura ao governo de Goiás e, em preparação para a disputa de 2022, viajou neste fim de semana pela Região Norte do estado em agendas organizadas pelos deputados estaduais Cláudio Meirelles (PTC) e Paulo César Martins (MDB). Mendanha passou por Santa Tereza, Formoso, Trombas, Montividiu do Norte, Minaçu e Porangatu em reuniões com prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Mesmo sem apontar diretamente a intenção de formar aliança com o PSDB, comandado pelo ex-governador Marconi Perillo, Gustavo tem mantido encontros com tucanos com o objetivo de receber a maior quantidade de apoios para o projeto de oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM). Incluiu nesta última agenda, reunião com o ex-deputado Carlos Alberto Lereia, prefeito de Minaçu. As agendas de campanha do prefeito de Aparecida são resposta ao evento político realizado pelo MDB a Caiado, em que o governador antecipou que Daniel Vilela será candidato a vice no próximo ano.

“Para definir em qual partido vou me filiar, diferente da forma que fizeram a aliança MDB e DEM, sem respeitar a democracia, eu como oposição a esse governo autoritário, vou dialogar com os líderes políticos e, sobretudo, com a sociedade. Ouvindo todos os segmentos”, tuitou Mendanha neste domingo (26).

Foto: Mendanha acompanhado dos deputados Cláudio Meirelles e PC Martins. (Crédito: Divulgação)

Sob nova direção

Gustavo Mendanha teve reunião na última semana, em São Paulo, com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e adiantou acordo para assumir o comando da sigla em Goiás. Se confirmada, a definição forçaria o atual presidente do partido, deputado federal José Nelto, a trocar de legenda, além de frustrar articulação anterior de Professor Alcides, que também buscava o comando da sigla.

Configuração

O prefeito foi acompanhado do secretário de Governo e Casa Civil de Aparecida, de Fábio Passaglia, e do secretário da Fazenda, André Rosa, que deverá assumir a presidência do Podemos.

Foto: André Rosa, Fábio Passaglia, Renata Abreu e Mendanha, em reunião em São Paulo.

Resistência

A fusão entre PSL e DEM, que criará o maior partido do país, é decisão já tomada pelas cúpulas, mas ainda enfrenta resistência com líderes de expressão nacional ou regional para acertar com quem ficará o controle dos diretórios estaduais. Dos 15 estados que concentram 90% das bancadas – com dois ou mais deputados federais – o comando está aberto em cinco, com negociações em curso.

Divisão

Nos dez Estados restantes, o controle já está consolidado, metade para o PSL e metade para o DEM. No Rio de Janeiro (de onde são 15 deputados da futura bancada) a definição pela fusão causou um racha. O grupo do DEM, ligado ao pastor Silas Malafaia e defensor da reeleição de Jair Bolsonaro em 2022, promete uma debandada, pois perderá o controle da máquina e não pretende ficar num partido que pode servir de plataforma para uma candidatura de oposição ao presidente da República.

silasmalafaia
Imagem: Fotos Públicas

Acerto

Depois da cúpula do DEM, na última semana, o comando do PSL deverá confirmar nesta terça-feira (28) o aval à fusão, em reunião em Brasília. A indicação é para convenção conjunta no próximo dia 04 de outubro para selar a união.

Calma lá

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro) avalia questionar judicialmente o trecho do decreto municipal, publicado nesta sexta-feira (24), que abre espaço para que as salas de aula funcionem com capacidade total em Goiânia.

Argumento

Avaliação da categoria é de que o sindicato deve buscar garantir a segurança dos professores. Reunião da diretoria será realizada nesta semana, depois de avaliação jurídica, para que uma seja tomada.

Foto: Câmara Municipal de Goiânia

Relatório

A vereadora Sabrina Garcêz (PSD) deve apresentar nesta manhã o relatório sobre o projeto de novo Código Tributário Municipal, na Comissão Mista da Câmara de Goiânia. A prefeitura espera aprovação até quarta-feira (29) para sanção na quinta (30), último dia do prazo para que o CTM tenha validade em janeiro de 2022.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.