Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Menos de 2% dos resíduos orgânicos são destinados corretamente

Todos os dias, o Brasil produz cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos orgânicos. No entanto, apenas 2% desse volume têm destino adequado.

Nesse sentido, uma iniciativa corporativa tem mostrado que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações — tanto no meio ambiente quanto nos hábitos de consumo da população.

O programa Tom Maior do Sistema Sagres desta quinta-feira (10) recebeu os idealizadores de um projeto que tem dado o que falar: o Localiza Recicla, que promove a compostagem em Goiânia.

“Tudo começou com o desenvolvimento do Localiza Recicla dentro do escritório. Fizemos adaptações simples, como a troca dos copos de plástico por modelos reutilizáveis, e passamos a destinar corretamente os papéis e outros resíduos”, explicou Bárbara Tavares, uma das responsáveis pela implementação do projeto.

Engajamento

A ação ganhou força entre os colaboradores. “Foi tão bacana ver o pessoal engajando que muitos começaram a trazer recicláveis de casa para a empresa. Eles percebiam que, mesmo separando o lixo em casa, muitas vezes ele acabava sendo misturado com o orgânico. Então, passaram a confiar na iniciativa da empresa”, completou Bárbara.

Além disso, a proposta evoluiu com a chegada do Projeto Vivá, liderado por André Figueiredo, que trouxe a compostagem como alternativa sustentável para o descarte de resíduos orgânicos.

“A compostagem é um método milenar. A natureza já faz isso sozinha. A gente só reproduz esse processo de forma controlada, transformando restos de alimentos em adubo. Ao contrário do que muitos pensam, não tem mau cheiro quando é feito da forma correta”, destacou André.

Método simples e acessível

Ele ainda reforçou que o método é simples e acessível: “Hoje, toda casa gera cerca de 5 quilos de resíduos orgânicos por semana. Se compostados, isso vira adubo para hortas e jardins. Se jogados no aterro, viram problema ambiental.”

Então, o impacto do projeto vai além das paredes da empresa. De acordo com Bárbara, os funcionários começaram a adotar práticas sustentáveis também em casa.

“Não precisa ser nada grandioso. Usar um copo reutilizável, separar corretamente o lixo, isso já faz diferença. A gente percebe o impacto e se sente parte de algo maior.”

Os números mostram a força dessa mudança: em cerca de cinco meses, a compostagem gerou cerca de 100 quilos de adubo. Por outro lado, a coleta seletiva de recicláveis, em um ano e meio, somou mais de 4,5 toneladas de material corretamente destinado. “E isso é só no escritório”, lembrou Bárbara.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.