Foto: Goiás EC

Se o futebol goiano se mostrou pioneiro ao vetar público nos jogos do Campeonato Goiano e demais competições após decreto de emergência de saúde do governo estadual, em outros estados do país a ameaça do novo coronavírus é ainda mais evidente do que em Goiás, onde quatro pessoas já foram diagnosticadas com o Covid-19. Ao todo no Brasil, são 98 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.

Na última sexta-feira (13), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que os jogos de futebol nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também sejam realizados de portões fechados, seguindo orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde. São as cidades, inclusive, que mais concentram os diagnósticos do Covid-19 no Brasil: 56 e 16, respectivamente.

Em virtude disso, cresce o debate de que o futebol brasileiro deveria ser paralisado enquanto a contaminação do novo coronavírus não for controlada, tendo em vista que os atletas também estão sujeitos à infecção. O Paraguai já suspendeu todas suas competições, assim como todas as partidas da próxima semana organizadas pela Conmebol, a exemplo da Copa Libertadores, também não serão realizadas.

De qualquer forma, a CBF confirmou a rodada de estreia do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2 para este final de semana. A competição reúne 36 clubes, divididos em seis grupos de seis equipes em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, se classificarão às oitavas de final. As equipes classificadas para as semifinais serão promovidas à Série A1 de 2021.

Nesta temporada, o futebol goiano conta com dois representantes: Atlético e Goiás. Na primeira rodada, ambos os times viajam para o sudeste. Enquanto o time rubro-negro, comandado por Wagner Gomes, enfrenta o Juventus em São Paulo, no estádio da Rua Javari neste domingo (15), às 15h. No mesmo dia e horário, o Goiás de Christiane Guimarães joga contra o Vasco da Gama no estádio Nivaldão, em Nova Iguaçu.

Na segunda divisão do Campeonato Brasileiro Feminino, o Atlético está no Grupo D. Além do seu adversário na estreia, o Juventus-SP, também enfrenta América-MG, Serc-MS, Foz Cataratas-PR e Operário-MT. Já o Goiás no Grupo E, que tem o Vasco da Gama-RJ na primeira rodada, ainda joga contra Atlético-MG, Vila Nova-ES, Botafogo-RJ e Real Brasília-DF.