No mesmo dia em que um asteroide vai passar bem próximo da terra, a Rússia foi afetada na manhã desta sexta-feira, madrugada no Brasil, por um meteorito que lançou bolas de fogo na Terra, quebrando janelas e disparando alarmes dos carros. O meteorito feriu mais de 500 pessoas nas proximidades de Chelyabinsk, cidade industrial que fica a cerca de 1500km de Moscou, capital russa.

Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor. O meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo.

Segundo algumas agencias de notícias locais, 514 pessoas se feriram e procuraram atendimentos medicos em locais próximos a cidade industrial, número repassado pelo Ministério de Situações de Emergência da Rússia. Destas pessoas ferias, 82 eram crianças e 112 foram hospitalizadas com ferimentos mais graves.

https://www.youtube.com/watch?v=IRb5o2oxhbE

Não foram relatadas mortes em consequência do meteorito, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.

De qualquer forma, a queda do meteorito não foi relacionado, pelas autoridades, a passagem de um asteroide de 50 metros de comprimento, que vai passar a 27.700 km de distancia da Terra, distância inferior a que ficam os satélites de comunicação.