O Uruguai bem que tentou, mas não conseguiu eliminar o México da Copa do Mundo. O último jogo da primeira fase, no Grupo A, terminou com a Celeste Olímpica vencendo por 1 a 0. Como a África do Sul não conseguiu golear a França, os mexicanos continuam.

Com o resultado, o Uruguai conseguiu a primeira colocação e vai enfrentar o 2º melhor do Grupo B, que deve ser Coreia do Sul ou Grécia. A partida vai ser realizada no próximo sábado (26), no Nelson Mandela Bay, às 11h. Já o México, jogará contra o 1° do Grupo A, provavelmente a Argentina. O duelo será no domingo (27), às 15h30.

O JOGO

O primeiro gol do Uruguai quase saiu aos 5min. Após falha de Rafa Márquez e Héctor Moreno, Luis Suárez aproveita e chuta cruzado, para fora. Aos 17min, o México passou por apuros novamente, quando Forlán cobrou escanteio e Victorino, livre, cabeceou por cima do gol de Oscar Pérez.

O troco só veio aos 21min. E foi em grande estilo. O mexicano Guardado arriscou de muito longe e o goleiro Muslera – que estava adiantado – deu sorte com a bola tocando no travessão: 0 a 0.

A tentativa animou o time da América Central, que passou a atacar mais. Aos 29min, Guille Franco recebeu de Rafa Márquez e tocou de primeira para Giovani dos Santos. O brasileiro invadiu a área, mas demorou para chutar. O goleiro do Uruguai – esperto – chegou e pegou.

Enquanto aos 35min, a África do Sul marcava o 2º gol contra a França, aos 43min, a ‘Celeste Olímpica’ fez o primeiro. Luis Suarez cabeceia sozinho para o gol, após cruzamento de Cavani. A vaga dos mexicanos estava ameaçada.

2º TEMPO

O Uruguai tinha o jogo nas mãos e parecia querer marcar mais gols para eliminar os mexicanos e ajudar os Bafana Bafana. A chance de faz o segundo veio aos 8min. Depois de bela cobrança de falta de Forlán, Lugano subiu mais do que todos e cabeceiou firme. Pérez – atento – espalmou com dificuldades. No rebote, Álvaro Pereira chutou e acertou a zaga.

O México só se defendia até os 19min, quando Barrera Rodríguez, livre, de peixinho, dentro da área, errou por muito pouco. O futebol jogado pelo Uruguai caia. As chances de gol paravam de ser criadas e, enquanto isso, a África do Sul levava um gol da França e, praticamente, dava adeus às oitavas de final. Aos 30min, os mexicanos quase marcaram. Hernández recebeu cruzamento, tentou o arremate, mas Lugano afastou.

A partir da metade do 2º tempo, o Uruguai não conseguia mais agredir o México, que também não mostrava força para conseguir o empate. Apesar disso, aos 42min, Cavani – no último lampejo uruguaio no jogo -, passou bonito pela marcação de três mexicanos e bateu de longe. Pérez cai no canto e defende, com dificuldade. Por protocolo, aos 48min o árbitro assinalou o fim da partida.altalt