Manual do Multiplicador é o novo projeto de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, que será lançado pelo Ministério do Turismo (MTur) nesta quarta-feira (30), às 10h, na Universidade de Brasília (UnB).
A medida prevê a orientação de professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e todos os envolvidos do setor de turismo, com ações que capacitem o combate à violência e exploração sexual de menores.
De acordo com o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, o objetivo é formar uma rede de proteção em todos os destinos turísticos do Brasil, principalmente em praias, onde os índices são maiores. “É uma batalha que precisa da conscientização e participação da sociedade”, afirma.
Brasil
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), só em 2012 foram registradas 18,3 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes. Os estados que possuem os maiores números são Rio de Janeiro, com 1,951 mil, Bahia, 1,942, e São Paulo, 1,826.