O segundo episódio da nova temporada do Soul traz uma reflexão sobre a ilusão do amor idealizado. A apresentadora Lívia Baylão recebe o psicólogo, Rodolfo Vilela, para uma conversa sobre o tema: mitos do amor romântico. 

O tema é instigante. Rodolfo Vilela conta que a prática do amor romântico começou no ocidente no século XV e desde então influencia a forma de pensar e sentir as relações. Hoje temos contato com ele cotidianamente, traduzido nas nossas relações, mas também nas propagandas, no cinema, nas músicas e nas redes sociais.

“Ele representa uma série de idealizações sobre o que deve ser uma relação amorosa, uma relação conjugal. Inicialmente uma relação heterossexual, mas ele também está presente influenciando as outras formas de relacionamento. E ele supõe uma série de questões de idealização e hoje, através dos estudos e um pouco da superação dessa ideia de amor romântico, a gente entende que foram feitas várias propagandas que acabaram desenvolvendo o que a gente chama de  crenças do amor baseadas em mitos do amor romântico”, explica.

Soul

Assista a entrevista completa no Soul desta sexta-feira (28), às 20h30, pelo canal 26.1, na rádio AM 730, bem como pelo canal do youtube Sistema Sagres. Não perca!

Assista todos os episódios da primeira temporada aqui!

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 3 – Saúde e bem-estar.

Leia mais: