Moradores do Bico do Papagaio discutem políticas públicas para cultura e turismo em debate no TO

TOCANTINS – Os desafios da cultura e turismo aliados à sustentabilidade estarão presentes na audiência pública realizada nessa sexta, 14, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio do Tocantins. Esta é a primeira etapa da consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027) feita pelo Governo do Tocantins na região. Equipes do Turismo e da Cultura apresentam os desafios das pastas enquanto contam com a participação da comunidade para a elaboração de políticas públicas.  

Acadêmico de Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), músico e ativista ambiental da região, Tiago Marques destaca a importância da realização da audiência e a necessidade de ouvir a população sobre as vivências e as necessidades regionais.  

“É de suma importância, ainda mais quando analisamos a história do Tocantins, que mesmo com a criação de um novo estado, o Tocantins, o Bico do Papagaio, extremo norte, continua em situação de vulnerabilidade, sendo por vezes destacado como uma das 60 microrregioes com menos IDH do país. É de extrema importância que o poder público ouça o que nós cidadãos biquenses, temos a dizer”, destacou.  

Leia Mais:

As secretarias de Cultura e Turismo integram o eixo temático Desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda, mas apresentam desafios distintos. No Turismo, o debate abrange tópicos como o apoio às temporadas de praia, a promoção de melhorias na infraestrutura turística, o incentivo ao turismo sustentável, a promoção do ordenamento e a divulgação das potencialidades do Estado.  

Já na Cultura a discussão envolve a capacitação de agentes e gestores culturais, a maior participação no desenvolvimento socioeconômico sustentável, o aumento do investimento em cultura e aperfeiçoamento dos mecanismos de fomento (leis Rouanet, Aldir Blanc e Paulo Gustavo), a proteção da diversidade das expressões culturais, a oferta de equipamentos culturais, a promoção da criação e difusão de bens culturais. 

Capacitação e emancipação  

Turismo sustentável é um grande potencial da região – Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Para Tiago Marques, a localização estratégica do Bico é um dos pontos fortes da região, aliado às belezas e riquezas naturais. Com isso, é preciso investimento, capacitação e uma mudança de visão para fortalecer o turismo local.  

“Vejo que ainda não temos uma visão global da questão turística. Vivemos em um clima tropical, estamos no meio do continente sul-americano, é certo que todos os caminhos cruzam nossas fronteiras, é certo que com pouco investimento e muita capacitação técnica, teremos atrativos e capacidade de receber turistas trazendo lucros e gerando renda para nossa população”, avaliou.  

Nesse sentido, o ativista acredita ser essencial que as políticas públicas contribuam para capacitar e emancipar as pessoas da região, considerando o tripé sustentabilidade, turismo e cultura.  

“Precisamos não só da destinação de verbas para eventos, que é algo importante, mas que haja uma ação preparatória, que não esteja preparada apenas para um evento, mas que seja um conjunto de ações que conscientizem o valor cultural que o Bico do Papagaio carrega, que mostre as pessoas como podem expressar sua cultura”, reiterou.  

A audiência faz o processo de elaboração do Plano Plurianual do Estado do Tocantins que tem o lema “Ouvir para Cuidar” e inicia na Escola de Tempo Integral de Araguatins.  Esta é a primeira de 10 consultas públicas que ocorrerão em todas as regiões do Estado, até agosto.