Acontece entre os dias 27 e 30 de junho, em Morrinhos, a fase estadual dos Jogos Estudantis Goiás 2019, que vai selecionar as equipes que participarão dos Jogos da Juventude, em setembro, na cidade de Cascavel, no Paraná.

Participam da seletiva, alunos de 12 a 17 anos matriculados nas redes particular ou estadual de ensino. As competições acontecem nas modalidades coletivas: basquete, handebol, futsal e voleibol.

Em entrevista para a Sagres 730, o superintendente de Desporto Educacional, Maurício Roriz, destacou que os jogos Estudantis espelhados por todas as regiões do estado foi um sucesso. “O evento contribui para a formação do aluno e aprimora sua vivência esportiva e a integração entre os participantes de diversos municípios e unidades escolares”, destacou.

De acordo com Maurício Roriz, as parcerias com o Estado e a iniciativa privada foram importantes para a realização dos Jogos em 2019, e o objetivo é aumentar número de estudantes participantes na próxima edição.

Paralímpicos

Diferente dos outros anos, atletas paraolímpicos também terão a oportunidade de competirem. Por causa de uma parceria entre a Superintendência de Desporto Educacional, Superintendência de Inclusão, Secretaria de Esportes e Superintendência de Esporte e Lazer, os alunos com deficiência vão disputar as modalidades individuais. São elas: atletismo, bocha, natação e parabadminton. As disputas seguem cronograma único, e acontecem em outubro, juntamente com as modalidades individuais.