(Foto: Marina Adorjan / Governo de Goiás)

Começa nesta quinta-feira (20) em Goiânia o 54º Congresso Brasileiro de Esperanto e o 39º Congresso da Juventude Esperantista Brasileiro. O evento receberá congressistas de todo o Brasil e também de exterior com o tema ‘Esperanto, Cultura e Arte’ e conta com apresentações artísticas, Noite de Artes no Teatro Goiânia e apresentações musicais com artistas locais e de outros estados. O Congresso vai até sábado (22). 

O Esperanto é um língua internacional com falantes em todas as partes do mundo, possibilitando a comunicação e o contato entre pessoas que não têm em comum uma língua materna ou nacional. Ele já demonstrou sua eficácia como língua sem fronteiras, sobretudo entre pessoas que se interessam por outros países e povos. A língua foi iniciada em 1887 pelo médico polonês Lázaro Luiz Zamenhof.

Os Congressos Brasileiros de Esperanto são, tradicionalmente, eventos dotados de programações diversas: durante o dia, são realizadas palestras sobre temas comuns à sociedade realizadas em esperanto ou palestras sobre o esperanto realizadas em língua portuguesa; além disso, podem ocorrer oficinas das mais variadas coisas. À noite, programações artísticas que buscam, entre outras coisas, valorizar a cultura local do estado que sedia o evento, mas também os grandes talentos do movimento esperantista.

O congresso será aberto para que visitantes conheçam gratuitamente a livraria, as exposições, participem das atividades abertas de conversação e salas de jogos e conheçam ativistas que falam Esperanto de diversos estados e países. É possível, ainda, fazer um curso intensivo de esperanto nos dias 20 e 21/06, com custo apenas do material, no valor de R$25,00, e com direito a certificado após a conclusão do curso. Informações da programação pelo site.

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/Td3XOHfe2Rs” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}