Nessa quarta-feira, 28, o Sistema Sagres de Comunicação promoveu o debate entre os candidatos à Prefeitura de Goiânia. Os temas do primeiro bloco são relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Sobre o objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº10, Cidades e Comunidades Sustentáveis, a pergunta feita para o candidato Virmondes Cruvinel (Cidadania) foi:
Com a revisão do Plano Diretor suspensa na Câmara Municipal de Goiânia, quais metas e diretrizes a cidade deve passar a ter em seu crescimento e planejamento para os próximos 10 anos?
O candidato inicia a sua resposta dizendo que o primeiro passo a ser dado em Goiânia é atualizar os instrumentos legislativos que existem na cidade e até mesmo sobre alguns que deveriam existir.
“Eu cito essa questão do plano diretor que, lamentavelmente, está aí há mais de 10 anos precisando de revisão. Além de fazer essa devida atualização necessária, nós precisamos trazer a preocupação da própria Prefeitura em estar fazendo o dever de casa. Muitas obras não tiveram nem estudo de impacto, nem estudo de vizinhança”, afirma Virmondes.
Sobre a questão de saneamento básico, o candidato citou o Marco Legal Nacional e disse que é necessário trazer isso de maneira atualizada. “A nossa lei de Resíduos Sólidos precisa tratar de reciclagem. O nosso aterro sanitário está ultrapassado, com dez anos sem licença ambiental, tem que se adequar a realidade de trabalhar pautas como: reciclagem para material de construção civil, uso comum de energia” ele afirma.
O candidato também menciona sobre as nascentes de Goiânia e diz haver uma necessidade de avançar na questão do código ambiental, que segundo ele não é realidade na capital.
Emily Fernandes é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas.
Assista ao debate: