Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), promoveu curso de capacitação para detentas, com o intuito de inseri-las no mercado de trabalho após o cumprimento das penas. Hoje (26), 14 mulheres receberam certificados de participação no curso de assentamento de piso e revestimento. 

A formação é uma parceria entre a SMPM, o Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria (SENAI) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). As detentas cumprem penas na penitenciária Consuelo Nasser, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. As 14 mulheres tiveram aulas com instrutores do Senai entre maio e julho, cinco dias da semana. Neste período, foram 160 horas com aulas teóricas e práticas e, no resultado final do curso, as detentas reformaram uma sala da administração do presídio.

A secretária da mulher, Ana Carolina Sousa, afirmou que os cursos são importantes para a ressocialização das detentas e destacou que nessas atividades formativas elas aprendem uma profissão. O diretor do Senai, Clayton Cândido, afirmou que o mercado da construção civil exige qualificação profissional, que as mulheres são mais detalhistas e perfeccionistas e destacou que isso pode ser um diferencial na mão de obra. O próximo curso oferecido às detentas deve ser o de corte e costura.