O mutirão contra a dengue, realizado esta semana em Aparecida de Goiânia, recolheu 8.335 pneus. Participaram da ação a Vigilância Sanitária, a Regulação Urbana e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Para coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira de Sousa a participação da população para o controle da epidemia é de extrema importância. “O fim da doença depende da sociedade que deve auxiliar vistoriando suas próprias casas, eliminando lugares que possam ser reservatórios”, comenta.
O material recolhido será enviado para uma empresa em Abadia de Goiás que irá triturar e enviar para a reciclagem. Participaram da ação 38 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e 18 da Secretaria de Saúde. “Os imóveis que estavam com o foco do mosquito foram autuados tanto pela regulação urbana quanto pela vigilância. Essas pessoas tem um prazo para regularizar a situação, caso isso não aconteça será aplicada uma multa por reproduzir o mosquito e dar condição para a contaminação”, ressalta Iron Pereira. A penalidade varia de R$ 414,00 a R$820,00 o valor depende da gravidade.
Caso algum foco seja encontrado ele deve ser eliminado imediatamente. Em situações mais graves a ajuda pode ser acionada pelo telefone: 0800-646-2500. – Da repórter Isabella Negrini.