Mais de 100 municípios do Estado de Goiás, aderiram ao Plano Nacional Viver sem Limite. Com a adesão ao Plano, os municípios ficam credenciados para receber os recursos do Viver sem Limite, de acordo com as suas necessidades.

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne ações de 15 ministérios, coordenados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e está dividido em 4 eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. São previstos investimentos de 7,6 bilhões até 2014.

As prefeituras precisarão enviar projetos para que recursos possam ser disponibilizados as cidades participantes. A secretária municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Semped), Cidinha Siqueira, descreve que Goiânia já tem alguns projetos aptos a serem apresentados. “Vamos ter junto ao Programa Viver Sem Limite, 14 ônibus para a educação para que possa atender a pessoa com deficiência no município. Também haverá o centro dia, onde a pessoa poderá ter atendimento multidisciplinar e também a residência inclusiva, que vai acolher a pessoa com deficiência, que não tem família ou que esteja em risco social,” enumera.

A secretária Cidinha Siqueira, relata que um pacto ocorrerá entre os órgãos da administração municipal para que todos promovam a acessibilidade. “O prefeito vai fazer um pacto pela inclusão, acessibilidade e sustentabilidade. Cada secretário municipal vai investir cada vez mais no intuito de trabalhar nessa inclusão da pessoa com deficiência. Nós estamos avaliando cada prédio do município de Goiânia para ver o que é preciso adequar,” diz.