Carlos Henrique Câmara e Ícaro Calafiori, da Fundação Banco de Olhos de Goiás, no Sinal Aberto desta sexta-feira (22) (Foto: Reprodução/SagresTV)

Acontece neste sábado (23) em Goiânia o 4º Mutirão do Diabetes e Feira da Saúde. No evento, serão oferecidos gratuitamente atendimentos a pessoas com diabetes ou que tenham algum caso da doença na família, e têm caráter de prevenção e tratamento, como explica o oftalmologista da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Carlos Henrique Câmara.

“O mutirão tem um papel muito importante na prevenção, não somente do diabetes, mas principalmente de suas complicações. As complicações relacionados ao diabetes são as mais diversas em todos os sistemas do corpo, e o mutirão tem o intuito de descobrir essas complicações e tratá-las precocemente”, afirma.

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Mutirão tem atendimento oftalmológico gratuito para prevenção do diabetes neste sábado (23) – <a href=”https://t.co/X8qqK7EFDL”>https://t.co/X8qqK7EFDL</a> <a href=”https://t.co/28rkgJGvNI”>pic.twitter.com/28rkgJGvNI</a></p>&mdash; Rádio Sagres 730 (@sagres730) <a href=”https://twitter.com/sagres730/status/1197968536704028674?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 22, 2019</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}

Câmara explica que os pacientes poderão identificar complicações do diabetes para que o tratamento possa ser iniciado. Um dos exames é o de fundo de olho.

“É um órgão que a gente consegue fazer uma biomarcação das complicações da diabetes, nós vamos fazer uma triagem. Se olho está com complicações, é um sinal clínico de que nas demais parte do corpo também pode haver complicações, como por exemplo o rim, sensibilidade dos pés, sistema vascular do corpo no geral, prevenção de AVC e infarto”, afirma.

Aos pacientes que fizerem o exame, mas que não for detectada nenhuma complicação, o evento conta com a Feira da Saúde. O diretor clínico da Fundação Banco de Olhos de Goiás, Ícaro Calafiori, esclarece que especialistas estarão à disposição para orientar sobre alimentação e demais cuidados com o corpo e a saúde.

“A feira da Saúde será para avaliar aquelas pessoas que não têm um diabetes tão grave. Por exemplo, tem diabetes, mas no exame de fundo de olho não chegou a apresentar nenhuma alteração. Vai servir para as pessoas que têm diabetes aprender a controlar a alimentação, vai ter nutricionistas e especialistas em educação física”, explica.

Confira a entrevista na íntegra no Sinal Aberto desta sexta-feira (22)

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/mSLzHicCAi8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}

Serão realizados 2 mil exames de fundo de olho, 2 mil de glicemia capilar, pé diabético, sangue, ecodopler de carótidas, pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, eletrocardiograma e de urina.

O evento acontece neste sábado (23), das 7h30 às 12h na Fundação Banco de Olhos de Goiás, na Avenida Couto Magalhães, número 50, no Setor Jardim da Luz, em Goiânia.