21 de setembro de 2022 (Sede da ONU, NY) – As Nações Unidas anunciaram hoje (21) o mais recente grupo de 17 Jovens Líderes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) , durante o início da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU. A cada dois anos, o Escritório do Enviado do Secretário-Geral para a Juventude reconhece 17 jovens agentes de mudança que lideram esforços para combater os problemas mais prementes do mundo e cuja liderança está catalisando a realização dos ODS. 

Desde o lançamento em 2016, a iniciativa alcançou coletivamente milhões de jovens em todo o mundo. Após uma chamada aberta para inscrições no início deste ano, que resultou em mais de 5.400 inscrições de mais de 190 países, esta próxima coorte de Jovens Líderes para os ODS vem de todos os cantos do mundo e trabalha em todos os pilares da ONU, incluindo o desenvolvimento sustentável , direitos humanos e paz e segurança.

O grupo – todos com idades entre 17 e 29 anos – inclui aspirantes a astronauta, médico e designer de moda, medalhista paralímpico, poeta, artistas, empreendedores climáticos, construtores da paz, defensores da justiça de gênero e inovadores em educação, entre outros.

“A turma de 2022 de Jovens Líderes para os ODS representa um grupo de jovens incrivelmente diversificado, interseccional e inspirador que reflete o melhor do ativismo e da defesa da juventude global quando se trata de desafiar o status quo e criar um mundo melhor para todos.” disse Jayathma Wickramanayake, Enviada do Secretário-Geral da ONU para a Juventude. “Mesmo em meio à pandemia em curso, crise climática e instabilidade global, esses jovens demonstram imensa resiliência, desenvoltura e liderança na busca de soluções inovadoras para os maiores desafios do mundo.”

A Classe de Jovens Líderes de 2022 para os ODS inclui:

  • Mayada Adil (refugiada sudanesa radicada na França; 29 anos; ela/ela); Designer de moda, médico e cofundador da La Loupe Creative;
  • Alyssa Carson (EUA; 21 anos; ela/ela): aspirantes a astronauta e meninas no STEM Advocate;
  • Okan Dursun (Turquia; 26 anos; ele/ele): Empreendedor de Educação e Social e Cofundador da Twin Science & Robotics;
  • Emmanuel Ganse (Benin; 24 anos; ele/ele): Ativista dos Direitos Cívicos e Digitais e Presidente do Instituto Tonafa;
  • Richa Gupta (Índia; 26 anos; ela/ela): Inovadora em Educação, Empreendedora Social e Co-Fundadora da Labhya Foundation;
  • Jamal Hill (EUA; 27 anos; ele/ele): Medalhista Paralímpico, Defensor dos Direitos dos Deficientes e Fundador da Fundação Swim Up Hill;
  • Varaizo (Vee) Kativhu (Zimbabwe/Reino Unido; 24 anos; ela/ela): ativista educacional, YouTuber e fundadora do Empowered by Vee;
  • Gibson Kawago (Tanzânia; 27 anos; ele/ele): Empreendedor Climático & Fundador da WAGA;
  • Ronelle King (Barbados; 29 anos; ela/ela): ativista da justiça de gênero e fundadora da Life in Leggings;
  • Luísa Franco Machado (Brasil; 23 anos; ela/eles): ativista de direitos digitais e justiça de dados;
  • Paul Ndhlovu (Zimbabwe; 23 anos; ele/ele): Advogado de HIV/AIDS e Campeão de Rádio em Zvandiri;
  • Karimot Odebode (Nigéria; 25 anos; ela/ela): Poeta, ativista pela igualdade de gênero e fundadora do Black Girl’s Dream;
  • Leonardo Parraga (Colômbia; 29 anos; ele/eles): Advogado da Paz, Artista e Fundador da Fundação BogotArt;
  • Isidora Guzman Silva (Chile; 17 anos; ela/ele): Ativista dos Direitos da Inclusão e dos Deficientes e Fundadora da Find Your Place;
  • Eddy Frank Vasquez (República Dominicana; 26 anos; ele/ele): Ativista Climático e Fundador do Jeventud Sostenible;
  • Hanyuan (Karen) Wang (China; 26 anos; ela/ela): Empreendedora de Tecnologia Climática, Pesquisadora e Membro Fundadora da Carbonbase;
  • Heela Yoon (refugiada afegã baseada no Reino Unido; 24 anos; ela/ela): Advogada da Paz e Fundadora da Afghan Youth Ambassadors for Peace.

Um Comitê de Seleção de Alto Nível, composto por um grupo de líderes influentes — representando governos nacionais, sociedade civil, indústria do entretenimento, setor privado e outros — forneceu contribuições e feedback inestimáveis como parte do processo de seleção. 

A Comissão de Seleção incluiu: Connor Franta (Influenciador de Mídias Sociais, Artista e Autor), Sônia Guajajara (Ativista e Político Indígena), Richard Curtis (Roteirista, Diretor e Fundador do Projeto Todos), Adam Met (Membro da AJR e Diretor Executivo da Planet Reimagined), HE Shamma Al Mazrui (Ministro de Estado para Assuntos da Juventude dos Emirados Árabes Unidos) e Nikhil Taneja (Cofundador e CEO da Yuvaa), entre outros.

Mais informações sobre os Jovens Líderes para os ODS, incluindo os perfis completos dos Jovens Líderes e seus compromissos com o avanço dos ODS, estão disponíveis em www.un.org/youthenvoy/2022class .

Sobre o Gabinete do Enviado do Secretário-Geral da ONU para a Juventude

Em 2017, o Secretário-Geral da ONU nomeou Jayathma Wickramanayake, do Sri Lanka, como seu Enviado Especial para a Juventude e como o funcionário sênior mais jovem da história da organização.

O mandato da Sra. Wickramanayake é harmonizar os esforços do sistema das Nações Unidas sobre o desenvolvimento da juventude, melhorar a resposta da ONU às necessidades da juventude, defender as necessidades de desenvolvimento e os direitos dos jovens, bem como aproximar deles o trabalho das Nações Unidas sobre a juventude. 

O Enviado para a Juventude também atua como consultor e representante do Secretário-Geral em assuntos relacionados à juventude. Para mais informações, siga @UNYouthEnvoy nas mídias sociais e visite o site em un.org/youthenvoy .

Leia mais