Uma vaga na final da Copa do Brasil. Este é o objetivo almejado por Goiás e Flamengo, que iniciam a disputa nesta quarta-feira (30), às 21h50, no Estádio Serra Dourada. O confronto de volta acontece na outra quarta, no Rio de Janeiro. O jogo na capital Goiana está cercado por muita expectativa, polêmica e mistério. Quem vai vencer? O principal jogador esmeraldino, Walter, vai jogar? Se estiver em campo vai ‘deitar e rolar’ como prometeu em um vídeo que circula pelas redes sociais? Para acompanhar tudo isto de perto, 28 mil torcedores já adquiriram ingressos. O restante da carga de 38 mil deve ser comercializado hoje.

O Goiás terá maioria da torcida no Estádio Serra Dourada. Na arquibancada, 83% do espaço foi reservado para os torcedores esmeraldinos. Na cadeira, a divisão será meio a meio. Com isto, o clube goiano deve contar com o apoio de aproximadamente 75% do público. Em Goiânia, o Flamengo sempre contou com o apoio dos rubro-negros. No desembarque do time carioca, na noite de terça-feira (29), no Aeroporto Santa Genoveva, um grupo de flamenguistas levou incentivo para a delegação visitante.

Em 1990, goianos e cariocas decidiram o torneio. O Flamengo levou a melhor e ficou com o título ao vencer por 1 a 0 em Juiz de Fora (MG) e empatar por 0 a 0, no Serra Dourada. Na Copa dos Campeões de 2000, outra vez, o clube carioca se deu bem diante do Goiás. Com duas vitórias por 3 a 2 em Maceió e 1 a 0 em João Pessoa, eliminou o clube alviverde logo na primeira fase do torneio.

O torcedor esmeraldino confia no retrospecto da equipe jogando em Goiânia pelo torneio nacional. O Goiás venceu os quatro jogos que realizou como mandante na Copa do Brasil. Na primeira fase, o Verdão eliminou o confronto de volta ao vencer o Oratório (RR) por 3 a 1, em Boa Vista. No Serra Dourada o periquito fez 1 a 0 no Santo André, 3 a 0 no ABC, 2 a 0 no Fluminense e 2 a 1 no Vasco.

Escalações
O Goiás tem um desfalque certo para esta quarta-feira. O volante Amaral, suspenso com terceiro cartão amarelo, será substituído pelo prata-da-casa Thiago Mendes. O atacante Walter é a grande dúvida. O atacante teve uma lesão muscular no jogo contra o Vasco, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O médico esmeraldino Dalton XXX chegou a descartar o jogador para este jogo, mas depois voltou atrás e disse que o artilheiro alviverde poderá estar em campo. Caso não jogue, o técnico Enderson Moreira já escolheu Júnior Viçosa como seu substituto.

A maioria dos titulares esmeraldinos foram poupados no último domingo, quando o Verdão venceu o Náutico por 2 a 0, na Arena Pernambuco, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Vitor, Rodrigo, Ernando, William Matheus, David, Roni, Eduardo Sasha e Hugo tem retorno garantido ao time.

No Flamengo, o goleiro Felipe está fora do jogo. O jogador passará por uma cirurgia no joelho, e deve voltar ao futebol somente no próximo ano. Paulo Victor será o titular diante do Goiás no Serra Dourada. O técnico Jayme de Almeida mantém uma dúvida no meio campo, entre o volante Luiz Antônio e o meia Carlos Eduardo.

FICHA TÉCNICA: GOIÁS X FLAMENGO
Competição: Copa do Brasil (jogo de ida / Copa do Brasil)
Data: 30/10/2013
Horário: 21h50
Local: Estádio Serra Dourada

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Bruno Boschilia (PR)

GOIÁS: Renan; Vitor, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Thiago Mendes, David, Hugo, Roni e Eduardo Sasha; Walter (Júnior Viçosa). Técnico: Enderson Moreira

FLAMENGO: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Carlos Eduardo (Luiz Antonio); Paulinho e Hernane.