O Enem se tornou recentemente, através do Sistema Seletivo Unificado (Sisu), a maior porta de entrada para as universidades federais no Brasil. Não à toa que o exame é hoje o grande alvo dos estudantes de ensino médio. Em 2016, ela será realizada em 24 e 25 de outubro, daqui há nove dias.
O programa Cidade Fala, da Rádio 730, aproveitou o dia dos professores (15) para trazer dicas importantes para quem irá passar pelo Enem. Para isso, Altair Tavares recebeu nos estúdios o professor de história do Colégio Planeta Rodrigo Grabóis. Ele é doutor em história pela UFG e mestre em geografia pela UNB, além de especialista em sociologia pelo Instituto Claretiano.
Para o professor Rodrigo, nessa reta final de preparação é fundamental que o aluno diminua o ritmo dos estudos para evitar cansaço e ansiedade. Apesar de admitir que a grande maioria tem problemas em reduzir as horas de estudo, Rodrigo Grabóis reafirma essa necessidade:
“É importante também pegar mais leve com os alunos nessas últimas semanas, temos que lidar com aquela pressão, ansiedade, a escolha de curso e também de faculdade. São vários fatores que influenciam nessa reta final. O momento agora é de fazer apenas os ajustes, focar nas deficiências para tentar melhorá-las e fazer algumas revisões, nada mais que isso”.
“Todo mundo que participa da vida de um jovem nesse momento, principalmente os professores, têm que se tornar um agente de apoio e não mais de cobrança. A gente já faz isso o ano todo e há menos de 10 dias da prova temos que passar o nosso apoio e tentar tirar essa pressão imensa que já está sobre ele”.
Outro ponto que o professor destaca é que, diferentemente dos antigos vestibulares, a prova do Enem não costuma focar apenas em uma temática. Ele lembra que a prova tem tendência a ser multidisciplinar e aproveita vários assuntos da atualidade na sua elaboração:
“Uma coisa que o aluno tem que ter em mente agora é que a prova por temas cai por terra. Antes os vestibulares eram muito temáticos e alguns professores até arriscavam prever o que seria usado nas provas. O Enem não, ele é muito mais abrangente e perde esse tom de um tema único. Ele usa muito as atualidades diversas, tem que estar preparado para tudo”.
Rodrigo Grabóis avisa também que as programações especiais nos colégios são importantes para esse fim de preparação. No Colégio Planeta foi realizado o Simpósio de Debate Multidisciplinar na última semana e no próximo sábado (17), realizará o “Dicão”, uma aula descontraída e divertida onde os professores passam as últimas dicas para o Enem.